Amazon, Apple e Google unem forças para promover a intercompatibilidade de objetos conectados

Amazon, Apple e Google unem forças para promover a intercompatibilidade de objetos conectados

Uma aliança firmada entre Apple, Google, Amazon e outras empresas de tecnologia começará a certificar dispositivos domésticos inteligentes ainda este ano. É um passo potencialmente importante para tornar este tipo de tecnologia mais fácil de desenvolver e usar. Portanto, ela será mais amplamente aceita e em pouco tempo será tão comum quanto os smartphones.

A aliança se chama Matter e permitirá que dispositivos inteligentes, como lâmpadas compatíveis com a assistente virtual Amazon Alexa, usem o logotipo da aliança em suas embalagens. A logo se parece com um trio de setas com pontas arredondadas apontando para um centro comum.

Leia também
Casa Conectada vs Casa Inteligente: entenda as diferenças

Tobin Richardson, executivo-chefe da Connectivity Standards Alliance, que está por trás da Matter, disse em uma entrevista que espera que o logotipo se torne tão “onipresente” quanto o logotipo do Wi-Fi atualmente.

À medida que esses dispositivos inteligentes se tornam redes mais complexas, é ainda mais importante que todos eles estejam falando a mesma língua. Essa marca será uma mão amiga para se certificar de que você pode adicionar qualquer lâmpada, qualquer porta trancada, qualquer coisa que você quiser adicionar“, disse Richardson.

Logotipo da Matter

O processo de certificação da Matter é mais uma evidência do rápido ritmo de mudança no segmento de casas inteligentes, que é parte do movimento da internet das coisas para digitalizar tudo. Assim como os smartphones, a casa inteligente pode rapidamente se tornar central em sua vida diária.

Matter é o novo nome de uma aliança para casas inteligentes anteriormente chamada de CHIP, abreviação de Connected Home over Internet Protocol (Casa Conectada pelo protocolo de Internet, em tradução livre). Inaugurado em 2019, ele emprega a tecnologia central da internet para amenizar as complexidades da conexão de dispositivos domésticos inteligentes.

A tecnologia permite aos usuários controlar a iluminação, o aquecimento, os home theaters, as campainhas de vídeo, as travas das portas e os alarmes por meio de alto-falantes inteligentes.

Siga o Hardware.com.br no Instagram

Fazer com que todos esses dispositivos conversem entre si pode ser difícil, especialmente com Alexa, Siri e Google Assistente competindo para ser sua assistente virtual preferida. O Matter foi projetado para unificar essas tecnologias dentro de uma mesma rede, garantindo que os dispositivos funcionem com qualquer um desses três sistemas principais de controle de voz. Deve funcionar mesmo se você usar mais de um sistema de controle.

Casa inteligente

A casa inteligente não pode crescer se cada fabricante de dispositivos tiver que desenvolver produtos que funcionem para cada protocolo de ecossistema“, disse Kevin Ho, gerente de produto sênior do Google Nest. O Google irá detalhar os desenvolvimentos da Matter durante a conferência Google I/O que ocorrerá na próxima semana.

As empresas aliadas têm desenvolvido a tecnologia Matter como um projeto de código aberto e livre de royalties no GitHub. Nas últimas duas semanas, eles ratificaram a especificação, um passo importante para permitir que os fabricantes de dispositivos trabalhem na certificação e facilitando o suporte ao Matter para os desenvolvedores.

Para ter sucesso, o Matter também terá que nos convencer de que a tecnologia é confiável, não apenas simples. A privacidade está em alta hoje em dia. E eles sabem muito bem disso: “Ainda temos um longo caminho pela frente em termos de construção de confiança“, disse Richardson.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X