Nvidia anuncia nova CPU Grace baseada em arquitetura Arm para Data Centers

Nvidia anuncia nova CPU Grace baseada em arquitetura Arm para Data Centers

A Nvidia anunciou ontem (12) o seu retorno ao mercado de processadores, revelando a Grace, CPU para data centers que operam com inteligência artificial, é baseada em arquitetura Arm.

Vale ressaltar que a Nvidia está tentando comprar a Arm há alguns meses para, segundo a empresa, “lançar a primeira empresa de computação da era da inteligência artificial”.

A Nvidia batizou o novo processador homenagem à matemática Grace Hopper, que também foi almirante dos EUA e criou a primeira linguagem de programação de processamento de dados.

Com lançamento previsto para 2023, a Nvidia afirma que a CPU Grace terá um desempenho 10 vezes maior que os servidores mais rápidos, dos sistemas de computação e inteligência artificial mais complexos.

De acordo com a empresa, isso atrairá as empresas de pesquisa que constroem supercomputadores, como foi o caso do Centro Nacional de Supercomputação da Suíça (CSCS), que já confirmou que utilizará o processador Grace em seus sistemas.

Grace é a aposta da Nvidia para integração CPU-GPU

A Nvidia não deu muitos detalhes sobre o processador, mas já sabemos que ele terá uma nova versão dos cores Neoverse, específicos para infraestruturas, da Arm. Além disso, a Nvidia deixa claro que, por ora, Grace é um produto exclusivo da empresa, ou seja, será vendido junto de outros produtos relacionados.

Algo que não sabemos é se esse processador da Nvidia chegará para bater de frente com o EPYC, da AMD, principal rival no que concerne placas de vídeos, ou se será um complemento para suas avançadas GPUs, potencializando os trabalhos em IA.

A segunda opção faz mais sentindo, visto que a Nvidia não conta com CPUs em seus produtos direcionados aos data centers e supercomputadores. Outro fator é que a Nvidia utiliza processadores EPYC, que não possuem os mesmos níveis de otimização para machine learning que as placas de vídeo da Nvidia.

Portanto, Grace virá para tapar um buraco e intensificar a interação GPU-CPU nos sistemas da Nvidia.

A Nvidia já anunciou o chip sucessor do processador Grace, o Grace Next, que chegará em 2021. A imagem abaixo apresenta o roadmap estratégico que empresa apresentou ontem no GTC 2021.

Nvidia Grace
Créditos: Nvidia/Reprodução

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X