Rocket Lake: Intel lança os novos processadores da 11ª geração para desktop

Rocket Lake: Intel lança os novos processadores da 11ª geração para desktop

Ontem (16), a Intel, finalmente, revelou ao mundo todos os detalhes sobre os seus processadores Rocket Lake-S da 11ª geração.

O modelo flagship dessa geração é o Core i9-11900K, com oito cores, 16 threads , suporte para memória RAM DDR4 de 3.2000 MHz, velocidade de clock de até 5,3 GHz e retrocompatibilidade com os chipsets da série 400.

No entanto, as pessoas já notaram que o novo processador é, na verdade, um downgrade do modelo do ano passado, o Core i9-10900K, que oferecia 10 núcleos e 20 threads.

Isso ocorre porque a Intel está lançando uma nova arquitetura de núcleos pela primeira vez em mais de cinco anos, que se chama Cypress Cove, substituindo a microarquitetura Skylake, presente desde a sexta geração de processadores da empresa.

A arquitetura Cypress Cove, presente nos processadores Rocket Lake é uma inserção do chip de 10 nm do Ice Lake em um chip de 14 nm, combinando-o com a placa de vídeo do Tiger Lake.

Portanto, como esses designs são para chips de 10 nm, houve uma limitação no numero de cores ao escalar o chip para 14 nm. A Intel afirma, no entanto, que os novos chips irão oferecer um desempenho melhor que os processadores da 10ª geração, com a arquitetura Cypress Cove permitindo 19% a mais de instruções por ciclo.

Além disso, a nova arquitetura irá impulsionar o desempenho gráfico em 50%, de acordo com a Intel.

Desempenho de games é melhor nos processadores Rocket Lake 

Um benchmark da Intel revela que o desempenho de jogos nos novos processadores Rocket Lake, sobretudo o i9-11900K superam a geração anterior.

O i9-11900K, em comparação com o i9-10900K apresenta niveís superiores de desempenho entre 8 e 14% em jogos como Gears 5, Grid 2019, Microsoft Flight Simulator e Total War: Three Kingdoms.

Rocket Lake Intel
Benchmark comparando o processador flagship da nova geração com o modelo da geração anterior. Créditos: Intel

A Intel, também, afirmou que os novos chips superam o modelo flagship de sua principal concorrente, o Ryzen 9 5900X, da AMD, nesses mesmos jogos, mas em margens menores.

Leia também: AMD anuncia a série de processadores Ryzen Pro 5000 para notebooks

Os testes da Intel, vale ressaltar, rodaram os jogos em resolução 1080p.

Preço e disponibilidade

A Intel, como de costume, lançou as novas placas-mãe da série 500 com os novos processadores, mas, como dito anteriormente, os chips Rocket Lake serão compatíveis com as placas da série 400.

Rocket Lake Intel
Os valores dos processadores Rocket Lake disponíveis na loja online Kabum.

Em lojas online brasileiras, os processadores da 11ª geração da Intel já estão disponíveis, mas com exceção do Core i9-11900K. Os preços estão um pouco salgados, na faixa de R$ 2 mil até R$ 4,5 mil.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X