Qualcomm está desenvolvendo console portátil similar ao Nintendo Switch

Qualcomm está desenvolvendo console portátil similar ao Nintendo Switch

De acordo com informações do site Android Police, a Qualcomm está desenvolvendo um console portátil, similarmente ao Nintendo Switch, mas com sistema operacional Android.

A matéria afirma que o dispositivo terá o processador Snapdragon 888 da Qualcomm e poderá aparecer nas lojas no ano que vem.

A similaridade ao Nintendo Switch, segundo o texto do site, está nos controles removíveis, semelhantes ao Joy-Con. Haverá uma entrada para cartão SD, conectividade 5G e o Android 12 como sistema operacional. Além disso, o dispositivo terá uma bateria potente de 6.000mAh que contará com a tecnologia de carregamento rápido da Qualcomm.

A versão do Android 12 no dispositivo terá um launcher personalizado e suporte total aos aplicativos da Play Store.

O Android Police teve acesso às imagens do dispositivo, que não puderam divulgar, mas afirmaram que a semelhança com o Nintendo Switch é bastante visível.

O texto ainda salienta que o dispositivo se assemelha a um smartphone robusto. A razão disso é para fazer com que o processador rode mais rápido, diferentemente de celulares mais finos.

Mishal Rahman, editor-chefe do site XDA Developers, informou através de um tweet que o console portátil da Qualcomm terá uma tela de 6,65 polegadas, com uma resolução de, pelo menos, 1080p. A resolução máxima do Nintendo Switch é de 720p em uma tela de 6,2 polegadas.

Assim como o Switch, o portátil da Qualcomm terá suporte para executar em displays externos. No entanto, ainda não sabemos se haverá uma entrada HDMI ou se a entrada USB-C fará a dupla função de conectar o carregador e servir como input de tela.

O portátil da Qualcomm terá uma biblioteca similar à do Nintendo Switch?

Não é segredo para ninguém que a biblioteca de títulos disponíveis para o Nintendo Switch é de fazer inveja em outros consoles. Um dos principais jogos do século XXI, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, é um dos maiores trunfos do console.

Desse modo, a Qualcomm terá que trabalhar muito para bater de frente com o Nintendo Switch. Embora existam grandes jogos para o Android, como Fortnite e Genshin Impact, a Qualcomm precisa apresentar um motivo para os consumidores comprarem um dispositivo para jogar esses jogos em vez de utilizar outros celulares gamers, como o ROG Phone 5, o Lenovo Legion Phone Duel 5 e afins.

Qualcomm portátil Nintendo Switch
O ROG Phone 5, smartphone gamer lançado recentemente pela Asus. Créditos: Asus ROG

Portanto, a expectativa da Qualcomm é ter o suporte à Epic Games Store no lançamento do console portátil. Ademais, a empresa planeja criar o seu próprio portal de conteúdo.

O Android Police diz que a Qualcomm quer que o dispositivo seja acessível comercialmente, mirando um preço sugerido de US$ 300 (R$ 1656), mesmo valor do Nintendo Switch nos EUA e mais barato que todos os celulares com o Snapdragon 888 atualmente.

Por fim, Mishal Rahman destaca que esse produto pode ser um “design de referência” em vez de algo que possa realmente existir, pois, fabricantes de chips como a Qualcomm, costumam criar amostras de dispositivos para auxiliar outras fabricantes.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X