Nova versão do Microsoft Edge ganha guias verticais e mais velocidade

Nova versão do Microsoft Edge ganha guias verticais e mais velocidade

Nesta quinta-feira (4) a Microsoft lançou uma nova atualização para o seu navegador, o Microsoft Edge. Há mais ou menos um ano a Gigante de Redmond anunciou que iria implementar as guias verticais. Agora finalmente este recurso está disponível para os usuários. Além disso, o browser ficou 41% mais rápido na sua inicialização, o que pode melhorar mais ainda a experiência do usuário.

Leia também
Top 5: recursos do novo Microsoft Edge pra você ficar de olho
Tudo o que você precisa saber o novo Microsoft Edge, baseado no Chromium

As guias verticais, como o próprio nome já deixa subentendido, desloca as abas de navegação para a lateral esquerda. Elas não ficam mais no topo da janela do navegador, como nos acostumamos.

Segundo a Microsoft, essa mudança tem por objetivo trazer uma experiência de uso mais otimizada e prática para quem abre muitas abas ao mesmo tempo. Ou seja, quase todo mundo. Todas as páginas abertas ficarão em uma barra lateral. Você pode visualizar apenas os favicons das páginas, economizando espaço em tela. Mas, se preferir, pode visualizar o nome completo da página web. Mas nesse caso a barra lateral ocupa bastante espaço do browser.

Guias verticais em funcionamento no Microsoft Edge
Guias verticais em funcionamento no Microsoft Edge

Obviamente que se você preferir pode manter as guias na horizontal, acima da barra de endereços do navegador, como sempre foi. A vantagem de ter guias verticais é que você não precisa mover o mouse até o topo da janela para clicar em alguma aba. Basta mover o mouse para a lateral esquerda da tela e, assim, ter acesso a todas as guias de páginas abertas.

As guias verticais são um complemento às guias suspensas, que é uma outra função que foi lançada a pouco tempo para o Microsoft Edge. O que são as guias suspensas? São abas que não estão em uso no momento. Daí o navegador as coloca em segundo plano, desafogando um pouco o processador e a memória RAM. Além de não sobrecarregar o computador, as guias suspensas também ajudam a economizar bateria em notebooks.

Outra importante novidade implementada pela Microsoft em seu navegador foi a inicialização rápida. E como funciona? Basicamente o Microsoft Edge fica em funcionamento 100% do tempo. Quando você ligar o computador o Edge será carregado e executado em segundo plano. Daí, quando você clicar no ícone para o abrir, a inicialização será 41% mais rápida, segundo testes da Microsoft.

Nova função de inicialização rápida no Microsoft Edge
Nova função de inicialização rápida no Microsoft Edge

Mesmo que você feche todas as abas, o Microsoft Edge continuará funcionando em segundo plano. Tudo para garantir que ele seja iniciado rapidamente quando você precisar dele. A função de inicialização rápida será ativada automaticamente, mas você pode desativá-la a qualquer momento nas configurações.

O Microsoft Edge também recebeu outras novidades mais pontuais. Por exemplo, o histórico de navegação foi aprimorado. Agora você pode ver o seu histórico em um menu suspenso. Daí você pode colocá-lo em qualquer canto da tela.

Novo histórico de navegação do Microsoft Edge
Novo histórico de navegação do Microsoft Edge

Antes o navegador abria uma outra aba com as informações. Com essa pequena alteração você consegue ver o seu histórico sem precisar sair da página na qual está navegando no momento. Se preferir, pode também fixá-lo na lateral direita da tela, facilitando o acesso e a visualização do histórico.

Por fim, mas não menos importante, a ferramenta de busca da Microsoft, o Bing, foi melhorada. Segundo a Microsoft, o buscador agora mostrará resultados de pesquisa mais intuitivos e envolventes. O Bing agora usará mais imagens e infográficos para ajudar o usuário a encontrar a informação que está procurando com mais rapidez. Não sei se isso vai ajudar muito na “briga” contra o Google.

Fonte: Windows Blogs

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X