Sony vendeu 4,5 milhões de unidades do PS5 em 2020

Por: William R. Plaza

De acordo com informações do relatório financeiro da Sony, 4,5 milhões de unidades do PlayStation 5 foram vendidas no ano passado, períódo que, evidentemente, leva em consideração a reta final de 2020, já que o console chegou oficialmente no dia 12 de novembro (no Brasil a data de lançamento foi 19 de novembro). Este número poderia ter sido bem maior, considerando o fato que tanto a Sony quanto a Microsoft não conseguiram suprir a alta demanda pelos novos consoles. Até o presente momento, essa questão da falta de consoles nas lojas segue como um problema.

Vale também recordar que no início de janeiro o CEO da Sony, Jim Ryan, confirmou um dado impressionante. O PlayStation 5 foi o maior lançamento da história dos games, o que também representa que em termos comerciais o PS5 foi o maior lançamento da história da linha PlayStation, que este ano completa 27 anos de mercado. Em relação aos números absolutos de unidades vendidas durante o ciclo de vida útil no mercado, o PlayStation 2 segue como o console mais vendido, com 155 milhões de unidades. Na segunda posição aparece o antecessor do PS5. O PlayStation 4, que ainda não foi oficialmente descontinuado, já vendeu mais de 100 milhões de unidades.

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Falando no PlayStation 4, o número de unidades vendidas do PlayStation 5 na reta final de 2020 foi três vezes maior do que o PS4. Movimento natural de hype em torno de uma nova geração. A Sony fala que no mesmo período analisado foram vendidos 1,4 milhão de unidades do PlayStation 4, o que representa uma queda de 77% em relação ao perído outubro-novembro de 2019.

A expectativa da Sony é que até o final do próximo mês as vendas do PlayStation 5 superem a marca de 7,6 milhões de cópias. A gigante japonesa também confirmou que o PlayStation 5 está sendo vendido por um preço abaixo do custo de produção da unidade. Esse estratégia já foi aplicada pela Sony no passado, como no caso do PS3 e do PS4. Atualmente o risco de vender um console por um valor abaixo do custo da sua produção por unidade é um risco menor levando em consideração a consolidação de plataformas de serviços online. É por isso que o case de sucesso Xbox Game Pass é uma abordagem que a Sony não deve deixar passar. Em algum momento veremos o “Game Pass” da gigante japonesa.

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