Placa de vídeo da Intel com suporte a Ray Tracing pode ser lançada este ano

Placa de vídeo da Intel com suporte a Ray Tracing pode ser lançada este ano

Em 2018 a Intel falou sobre o lançamento de uma placa de vídeo dedicada em 2020. A meta foi concretizada com o anúncio da DG1. Placa voltada para o segmento de desenvolvedores. Em 2021 veremos uma continuidade em relação a essa reintrada da Intel no segmento de chips gráficos dedicados.

A bola da vez é a DG2. Diferentemente da primeira versão, o foco é o consumidor final, assim como os novos chips gráficos da Intel que equipam alguns notebooks que começaram a ser anunciados no fim do último ano. O próximo projeto é uma placa offboard, para desktop, capaz de rivalizar  NVIDIA e AMD no segmento de jogos, incluindo o suporte via hardware a uma das tecnologias mais exploradas atualmente no segmento gaming: Ray Tracing.

A informação foi confirmada pelo principal nome em torno do desenvolvimento das novas soluções gráficas da Intel. O indiado Raja Koduri, ex-AMD, vice-presidente sênior da divisão de gráficos da Intel. No Twitter, em resposta engenheiro Jeremy Soller, Koduri se mostra ansioso para as novidades que a Intel tem para apresentar no segmento gráfico este ano. Tanto a DG1 quanto a DG2 são baseadas na mesma arquitetura. A Xe. 

A Xe é uma arquitetura escalável. Projetada para trabalhar em múltiplas frentes. A divisão fica da seguinte forma:  O Xe LP (Low Power) inclui chips com um TDP baixo para uso móvel. Em princípio, são GPUs com um TDP de 5 a 20 watts com picos de até 50 watts. O Xe HP (Alto Desempenho). Finalmente, existe o Xe HPC (High Performance Computing) para uso no mercado profissional.  A Intel já está presente no mercado

A placa de vídeo para o segmento gaming será baseada no pilar Xe HP da arquitetura XE. Neste segmento a Intel deve apostar em placas com TDP entre 75 watts e 250 watts.

Intel DG2

A Intel DG2 deve ser lançada em duas variações. Uma com 4096 shaders  e outra com 1024 shaders. A primeira versão teria 8 GB de memória GDDR6 e a mais básica viria com 6 GB GDDR6. Como essa placa seria baseada na arquitetura Xe HP, podemos contar com o suporte a Ray Tracing, uma das features suportadas pela arquitetura.  A previsão é que a placa custe entre US$ 400 e US$ 600, faixa de preço das RTX 3060 e RTX 3070.

Diferentemente do que acontece com processadores, a produção da GPU não ficará sob responsabilidade da Intel. A fabricação ficará por conta da TSMC, com seu processo de produção de 6nm EUV. Esse é o processo de 7nm que, devido aos refinamentos, é chamado de 6nm pela TSMC.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X