Capcom: ataque ransomware afetou mais de 350 mil pessoas

Capcom: ataque ransomware afetou mais de 350 mil pessoas

No início deste mês, a Capcom divulgou que houve um acesso não autorizado feito por terceiros nos seus sistemas. No entanto, a empresa japonesa afirmou, na época, que não havia indícios de que a ação havia obtido informações sobre os seus clientes.

Entretanto, na segunda-feira (16) a Capcom revelou que esse acesso foi um ataque ransomware, que afetou os sistemas internos da empresa e, sobretudo, obteve informações pessoais de mais de 350 mil pessoas.

A Capcom divulgou essa informação após duas semanas de investigação, que constatou que as informações acessadas foram de funcionários atuais e antigos da empresa.

Contudo, a Capcom afirmou que há a possibilidade de informações pessoais e corporativas terem sido acessadas. Isso inclui clientes, fornecedores, membros dos times de esportes da Capcom e acionistas.

Essas informações pessoais englobam os nomes, endereços, números de telefone e e-mail dessas pessoas, que a companhia incluiu no grupo “potencialmente afetados”.

Além disso, os hackers podem ter obtido as informações dos passaportes dos funcionários e suas assinaturas.

No entanto, segundo a Capcom, informações sobre cartões de crédito dessas pessoas não estão em risco, pois todas as transações financeiras são gerenciadas por uma empresa terceirizada.

O ataque ransomware também revelou documentos internos da empresa, incluindo planos de marketing e expectativas de lucros para as vendas atuais e futuras.

É possível encontrar algumas dessas informações em redes sociais e fóruns de games.

Capcom sofreu ataque no dia 2 

No dia 2 desse mês a Capcom afirmou que desligou seus sistemas de redes, afirmando sofrer um ataque.

A empresa disse que o ataque foi um ransomware, “que destruiu e criptografou os dados em seus servidores.”

O ataque, segundo a BBC, foi feito pelo grupo criminoso Ragnar Locker, que pediu uma quantia em dinheiro para liberar os dados, como é de costume nos ataques ransomware.

Na matéria da BBC, há a informação de que o grupo postou uma mensagem em sua página da deep web dizendo que a Capcom optou por não pagar o resgate dos dados.

Além disso, o grupo afirmou que possui mais dados da Capcom.

A empresa afirmou que está cooperando com agências de segurança internacional desde o início e, além disso, contratou empresas de segurança para proteger os dados da empresa.

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