IA do Google consegue identificar músicas mesmo que você não saiba a letra

IA do Google consegue identificar músicas mesmo que você não saiba a letra

Sabe quando você quer ouvir uma música mas não lembra nada mais do que o ritmo dela? Você não sabe a letra, nem o cantor ou banda, só sabe cantarolar aquele pequeno trecho. Como que pergunta isso pro Google? Pois saiba que agora é totalmente possível!

Nesta quinta-feira (15), durante o evento “Search On”, a Gigante das Buscas anunciou a função “Hum to Search”, ou “Murmure para Pesquisar”, em tradução literal. Com esta função você consegue encontrar a música apenas cantarolando um trechinho dela. Você não precisa nem saber a letra!

Funciona assim: diga o comando “Ok, Google. Que música é esta?”. Daí você deve cantarolar, assobiar, murmurar ou cantar um trechinho de até 15 segundos da música. Pode variar entre 10 e 15 segundos. E, como mágica, o Google descobre qual é a música para você.

Você também pode ativar esta função por tocar no microfone que fica no widget de buscas do Google, que já vem por padrão nos celulares Android. Trata-se daquela barrinha de busca que fica na tela inicial dos smartphones.

Mas não tem nada de mágico ou sobrenatural nisso. É somente a boa e velha tecnologia atuando. Para encontrar a música com apenas 10 segundos de um assobio, o sistema de buscas usa inteligência artificial e aprendizado de máquina. Daí o Google exibe uma lista com as prováveis canções que possam corresponder ao som que você enviou, seja um assobio ou cantarolar.

Então você pode ouvir a música inteira ou assistir ao clipe, se disponível. Segundo o próprio Google, cada música possui um código único, que funciona como uma espécie de impressão digital. O que a inteligência artificial e o aprendizado de máquina fazem é pegar o som que você enviou e transformar numa sequência de números.

Daí eles comparam essa sequência numérica com as músicas que constam no banco de dados do Google e enviam as opções mais prováveis. Isso dispensa a necessidade de mais detalhes, como a letra ou instrumentos usados.

E você pode usar a função agora mesmo se quiser. Se o seu celular for Android. Para iPhones o “Hum to Search” só está disponível nos Estados Unidos. Confira um vídeo abaixo que explica de maneira mais prática esta função.

Fonte: Google

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X