Esta é uma edição especial do iPhone 12 que homenageia o Apple I

Esta é uma edição especial do iPhone 12 que homenageia o Apple I

O iPhone 12 ainda nem foi lançado (a Apple fará um evento de apresentação no dia 13) mas uma empresa russa já está fazendo a pré-venda de uma edição especial do novo smartphone da Apple.

A Caviar, companhia sediada na Rússia e que se especializou em produzir edições de luxo de smartphones, preparou uma edição especial do iPhone 12 que homenageia o primeiro computador da Apple.

Lançado em 1976, o Apple I foi projetado por Steve Wozniak, cofundador da Apple junto com Steve Jobs. Este primitivo computador teve uma vida curta, tendo sua fabricação e venda encerrada no ano seguinte. Foram vendidas apenas 200 unidades.

Dessas 200, sabe-se que ainda existem apenas 63. mas apenas 6 funcionam hoje em dia. Portanto, quem comprou na época ou, de alguma forma, adquiriu um, considera o Apple I uma grande relíquia. E, de fato, é uma peça de museu que conta um pouco da história da tecnologia.

O Apple I nada mais é do que uma placa de circuito impresso com 30 chips soldados. Nessa época, os hobbyistas (quem mexia com estes primitivos, em geral, o fazia mais por hobby) precisavam montar toda a placa. O Apple I já vinha montado.

Mesmo assim, o usuário ainda precisa acrescentar um gabinete, um teclado, monitor e, claro, uma fonte de energia. Era algo bem rudimentar mesmo. Mas era mais avançado que todos os kits da época, como o Altair 8080, que ainda usava interruptores no painel para ser programado.

Voltando para a atualidade, o Caviar iPhone 12 Pro Apple I (nomezinho grande, hein!?) possui uma traseira feita de madeira de verdade. Nela temos a inscrição “Apple” feita de maneira bem rudimentar. Na versão mais cara há ainda uma placa de titânio na traseira, que foi desenhada para se parecer com uma TV antiga e que mostra justamente o sistema do Apple I, que ainda usava linguagem de máquina.

Abaixo dessa placa de titânio temos a palavra “COMPUTER”, onde cada letra é uma tecla de teclado. E, por fim, abaixo dessa palavra, temos um pedaço da placa de circuito impresso de um Apple I. Isso é, literalmente, carregar um pedacinho da história no bolso.

E qual o preço dessa “homenagem”? Já convertendo para os valores em reais, a versão completa e mais cara sai por cerca de R$ 56 mil! Há ainda uma versão mais barata, que não traz a placa de titânio e tem apenas um pequeno fragmento da placa de circuito impresso. Este modelo mais barato custa R$ 26 mil!

Convenhamos, é uma homenagem um pouco cara. E o design nem ficou tão legal assim. Devido a raridade do Apple I, a Caviar só produzirá 9 unidades dessa edição especial. veja um vídeo teaser:

Fonte: Caviar

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X