Dormio: MIT cria pulseira que permite controlar sonhos

Dormio: MIT cria pulseira que permite controlar sonhos

Pesquisadores do MIT desenvolveram uma pulseira para regular o sono, mas que permite controlar os sonhos do usuário. O dispositivo se chama Dormio.

No estudo mais recente, os cientistas do MIT conseguiram manipular os sonhos do usuário através da Técnica de Incubação do Sonho (TDI).

O MIT desenvolveu a técnica após estudos anteriores reportarem que alguns usuários apresentavam o estado de sonho lúcido, um estado onde o usuário sonha de maneira consciente. O MIT implementou a TDI durante um estado anterior do sonho lúcido, o estado hipnagógico, em que o usuário está em alerta, mas não completamente consciente.

O design da pulseira Dormio. Créditos: MIT

Portanto, segundo o MIT, a Técnica de Incubação do Sonho apresentou informações precisas do usuário durante o sono, permitindo incorporar essas informações no sonho da pessoa. Isso foi testado durante uma série de sessões com 25 participantes.

Como funciona o Dormio?

A pulseira Dormio monitora as taxas de batimento cardíaco, variações elétricas na superfície da pele. Além isso, observa o relaxamento dos dedos para descobrir o momento em que usuário entrou no estado hipnagógico e está em um sonho especifico.

Antes de dormir, o usuário grava áudios para incitar os sonhos, como, por exemplo, “lembre-se de pensar em uma árvore”. 

O aplicativo conectado ao Dormio transmite esses áudios de acordo com o monitoramento da pulseira. 

Segundo Adam Horowitz, responsável pelo estudo, afirma que as induções podem ou não aparecer nos sonhos. Geralmente, elas se transformam, pois, em vez de uma árvore a indução se torna “um carro em forma de árvore”, comenta o cientista.

Incrivelmente, o estudo reportou que 67% das pessoas relataram sonhos que incluíam uma árvore de alguma forma.

A pulseira se comunica com o aplicativo, entregando áudios em momentos específicos e gravando relatos de sonhos.

Assim que o usuário entra em estado hipnagógico, a pulseira Dormio define um comando para o aplicativo acordar o usuário com os áudios que ele havia gravado anteriormente. Esse processo se repete várias vezes e o usuário, consequentemente, grava um “diário do sonho” no aplicativo após acordar.

Essas interrupções do estado hipnagógico permitiram aos cientistas descobrir uma rota secundária para dar aos usuários a habilidade de controlar seus sonhos.

Apesar de ainda não saber como funciona esse controle, Adam Horowitz afirma que é muito cedo para discutir o benefício dessa tecnologia para humanidade. Contudo, ele enxerga que há um potencial para que a pulseira Dormio seja aplicada na área da saúde mental.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X