Mais de 50% da população mundial usa redes sociais

Mais de 50% da população mundial usa redes sociais

Cerca de 4,20 bilhões de pessoas utilizam as redes sociais mensalmente. Em média, as redes sociais recebem cerca de dois milhões de novos usuários diariamente.

Além disso, o tempo de uso das redes sociais aumentou: o usuário convencional das plataformas sociais gasta 15% de todo o seu tempo nas redes sociais.

Para se ter noção, o planeta Terra possui atualmente quase 8 bilhões de habitantes (7,81 bilhões) e, segundo o estudo, 4,14 bilhões de pessoas têm contas em redes sociais.

O número é maior que a metade dos habitantes do planeta e aumenta diariamente, pois, como dito acima, duas milhões de pessoas entram para as redes sociais diariamente.

redes sociais
Créditos: Hootsuite

Essas informações foram divulgadas no último Digital 2020 October Global Statshot Report, um relatório estatístico sobre o comportamento humano na internet e nas redes sociais.

O relatório informa que 5,20 bilhões de pessoas possuem telefones celulares e 4,66 bilhões, sobretudo, utilizam internet pelo celular. Portanto, 9 entre cada 10 pessoas que possuem celulares o utilizam para se conectar à internet.

Além disso, 99% das pessoas com contas ativas em mídias sociais usam essas plataformas pelos celulares.

Redes sociais durante a pandemia

450 milhões de pessoas passaram a utilizar redes sociais no último ano, segundo o relatório. Esse número representa um crescimento anual de mais de 12%.

Esse crescimento é consequência do surto da pandemia da COVID-19, pois, com o isolamento e os tempos difíceis, as redes sociais se tornaram a solução para manter as pessoas conectadas durante essa crise.

Redes sociais
Créditos: Hootsuite

Segundo o relatório, o tempo de tela dos usuários também aumentou durante essa pandemia.

De acordo com a pesquisa, analisando os dados da GlobalWebIndex, um usuário convencional passou quase 7 horas por dia na internet entre abril e junho deste ano.

Além disso, atualmente, as pessoas gastam cerca de duas horas e meia nas plataformas de redes sociais.

A televisão consome 3 horas e meia do cotidiano humano, com mais da metade desse tempo pertencendo aos streamings, como a Netflix.

O crescimento das redes sociais

O Digital 2020 October Global Statshot Report analisa o terceiro semestre, ou seja, o período entre os meses de julho e setembro.

Esse período apresentou um crescimento em quase todas as plataformas de redes sociais.

Redes sociais
Créditos: Hootsuite

Dentre todas as plataformas, o Instagram foi o grande vencedor.

A rede social de fotos obteve o maior número de novos usuários entre julho e setembro. O Facebook, que é dono do Instagram, também cresceu bastante.

Além disso, o público que recebe os anúncios do Instagram adicionou mais 76 milhões de pessoas, totalizando 1,16 bilhões em outubro.

O crescimento do Facebook nesse sentido foi menor: 45 milhões. Por outro lado, o total do público alvo de anúncios do Facebook é de 2,14 milhões, o dobro do Instagram.

O Twitter passou por altos e baixos nesse período. A rede social do passarinho ganhou 27 milhões de usuários, mas não conseguiu compensar pelos 61 milhões de usuários que deixaram a plataforma no semestre anterior.

Redes sociais
As redes sociais mais acessadas mundialmente. Créditos: Hootsuite

Sites mais visitados mundialmente

As páginas com maior número de visitas ao redor do mundo foram apresentadas no relatório.

A análise foi feita pela plataforma de marketing SEMRUSH, que inseriu as seguintes categorias: ‘Número total de visitantes’, ‘Visitantes únicos’, ‘Tempo por visita’ e ‘Páginas por visitas’.

Esses valores foram calculados com base no trafego entre os meses de setembro e outubro.

‘Visitas únicas’ representam o número de IPs distintos que visitaram um site, mas não representam um único individuo pelo fato das pessoas utilizarem outros dispositivos.

Portanto, como a imagem abaixo apresenta, o vencedor foi o Google. O buscador obteve um número total de 105 bilhões visitantes. Além disso, o site conta com 25 minutos em tempo gasto por visita, bem como 6,8 bilhões de visitantes únicos.

Redes sociais
Créditos: Hootsuite

O YouTube ficou em segundo lugar, com 36,4 bilhões visitantes no total e 3,5 bilhões de visitantes únicos.

O Twitter, inesperadamente, não está entre o top 10, ocupando a 11ª posição.

Representando o Brasil, aparece o site da Globo, que ocupa a 16ª posição no ranking.

O ranking deixa claro, portanto, que não são só as redes sociais que lideram os acessos, pois há sites de notícia e ecommerce, bem como conteúdo adulto, entre os 10 primeiros.

Brasil  

Créditos: Hootsuite

No início do ano, o Brasil apresentou 150,4 milhões de usuários de internet em outro relatório feito pela mesma empresa.

De acordo com esse número, houve o crescimento de 6% no número de usuários em comparação com o ano passado.

Há 140 milhões de brasileiros que utilizam as redes sociais, aumentando em 11 milhões, totalizando cerca de 66% da população do país.

Redes sociais
O ranking das redes sociais mais utilizadas no Brasil. Créditos: Hootsuite

O YouTube aparece em primeiro lugar no ranking das redes sociais que os brasileiros mais acessam. Facebook e WhatsApp ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Nos aplicativos, o WhatsApp ocupa a primeira posição, em seguida, Facebook, Facebook Messenger e Instagram. Portanto, os quatro aplicativos mais utilizados no Brasil pertencem ao Facebook.

Créditos: Hootsuite

Nos jogos, Free Fire ocupa o primeiro lugar, seguido por Candy Crush e Cartola FC.

Brasil no Digital 2020 October Global Statshot Report

O Brasil aparece no relatório em diversas categorias, por exemplo, nós somos o segundo país que mais utiliza tecnologia de reconhecimento facial, ficando atrás apenas da Colômbia.

Por outro lado, em categorias que analisam a velocidade da internet, o Brasil sempre aparece no final.

Nós estamos entre os 15 países que mais joga videogame em qualquer dispositivo entre as idades de 16 e 64 anos.

Curiosamente, o Brasil ocupa o terceiro lugar dentre os países que mais se preocupam com o uso indevido de informações pessoais pelas companhias. Com 51% dos brasileiros apresentando essa preocupação, ficamos atrás, somente, de Portugal e Espanha.

Nos rankings dos países que mais utilizam as mídias sociais, ficamos sempre entre os primeiros.

Somos o quarto país que mais utiliza o Facebook e ocupamos o terceiro lugar em número de likes por mês na plataforma. O usuário brasileiro do Facebook costuma curtir cerca de 16 posts e fazer nove comentários por mês.

Observe o Brasil na terceira posição do ranking de países que mais utilizam likes no Facebook. Créditos: Hootsuite

No entanto, o Brasil não está no top 10 dos países que mais clicam em anúncios no Facebook.

Instagram no Brasil

O alcance dos anúncios do Instagram no Brasil obteve um crescimento considerável.

Atualmente, ocupamos a terceira posição, ficando atrás da Índia e dos Estados Unidos.

Créditos: Hootsuite

Cerca de 4 milhões de usuários brasileiros agora são alvos de anúncios do Instagram, representando um crescimento de 4% em comparação ao período anterior, totalizando 95 milhões de usuários.

Em números de audiência dos anúncios, somos o quarto país que mais consome os anúncios do Instagram.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X