Designer disponibiliza papercrafts de computadores e consoles antigos para download

Designer disponibiliza papercrafts de computadores e consoles antigos para download

Se você está precisando de uma atividade para espairecer a mente durante a quarentena e, assim como eu, é fã de computadores e consoles antigos, precisa conhecer o site de um designer americano chamado Rocky Bergen. Em sua página há diversos modelos de papercraft que podem ser impressos.

Caso você esteja por fora do que se trata um papercraft, basta se lembrar do Origami, embora haja diferença entre ambos, a finalidade é a mesma: construir objetos tridimensionais a partir de uma folha de papel.

Há diversos aficionados pela arte do papercraft mundo afora, na internet você encontra muitos sites que disponibilizam os projetos para impressão. Há até exposições de projetos relacionados a papercraft. No início desde ano, o Brasil recebeu a exposição mundial de papercraft, com 40 esculturas de animais em tamanho real.

No site de Bergen ele compartilha sua paixão e memória por computadores e consoles antigos materializando isso em modelos de papercraft simplesmente sensacionais. No site há clássicos inquestionáveis, como o IBM 5150, mais conhecido como IBM PC, Commodore 64, Amiga 500, Apple Lisa, MasterSystem, entre outros. “Construa o computador da sua infância, ou um museu de computadores em sua casa com estes modelos de papel”, diz Bergen em sua página.

Masterystem
Master System

Evidentemente, não perdi tempo e já imprimi e montei alguns papercrafts. Montei um IBM PC, o Commodore 64 e um Apple II. Para a impressão utilizei um papel fotográfico Glossy de 180 gramas. A imagem abaixo é o papercraft do Apple II.

Este computador, lançado em 1977, é muito importante na história dos computadores pessoais e da Apple, já que é o primeiro modelo da companhia a ser vendido de forma totalmente integrado, como um produto final, diferentemente do Apple I, que dependia de conhecimentos avançados para que fosse colocado para funcionar.

Como disse Steve Jobs na época, “nosso alvo não era mais um punhado de aficionados que gostavam de montar seus próprios computadores, que sabiam como comprar transformadores e teclados. Para cada um desses havia mil pessoas que desejavam uma máquina pronta para funcionar”. Outra curiosidade é que foi a partir do Apple II que a empresa passou a utilizar a imagem de uma maça mordida como logo.

O mais interessante é que, assim como qualquer outro papercraft, os modelos disponibilizados por Bergen entregam uma visão 360º do dispositivo. Depois que você imprime, corta, dobra e cola, tem uma noção bem detalhada daquele computador ou console, com todas as conexões e decisões adotadas na época do projeto.

Também não posso deixar de mencionar o capricho de Bergen com todos os modelos disponibilizados. Além do computador ou console, há os acessórios relacionados a cada um deles. Por exemplo, você consegue imprimir um Apple Lisa e os seus disquetes Fileware, formato proprietário criado pela Apple.

Papercraft do Apple FileWire

Bergen começou a disponibilizar esses papercrafts em sua página em 2018, e vem mantendo o site atualizado até então. O modelo mais recente liberado para download é o Commodore VIC 20. Clique aqui para acessar o site do Rocky Bergen e baixar os papercrafts.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X