Uso de área de trabalho remota e VPN aumenta em mais de 33%

Uso de área de trabalho remota e VPN aumenta em mais de 33%

As conexões de área de trabalho remota e o uso da VPN dispararam desde o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). As conexões facilitam o trabalho doméstico para funcionários que estão seguindo o período de quarentena.

O uso do RDP (Remote Desktop Protocol) aumentou 41% desde o início da pandemia. As conexões VPN disparam 33%. Isso o que destaca a pesquisa da Shodan ; um mecanismo de pesquisa que indexa os dispositivos conectados.

Shodan vê um aumento de 3 milhões para 4,4 milhões de dispositivos conectados através da porta 3389, que é tradicionalmente usada para conexões RDP. A porta 3388 é popular entre os administradores que desejam reduzir as chances de ataques usando o protocolo . Também há um claro aumento: de 60.000 dispositivos no início deste ano para 80.000 atualmente.

O serviço de pesquisa também tem uma visão do número de dispositivos que executam protocolos VPN como IKE e PPTP.O crescimento é digno de nota. 7,5 milhões de conexões eram detectadas no início deste ano, agora existem 10 milhões. Dados referente ao uso comercial. Os funcionários que precisam ficar em casa devido à crise do novo coronavírus se conectam à empresa via VPN ou RDP.

No entanto, o uso de conexões VPN pelos consumidores também está aumentando. Lá, o objetivo é diferente. Eles usam serviços VPN para alterar sua localização virtual e consumir conteúdo digital que não está disponível no país em que estão localizados. As conclusões de Shodan estão alinhadas com o que os próprios provedores de VPN.

 

Você também deve ler!

Melhores aplicativos para usar VPN gratuitamente

Melhores extensões de VPN para o Firefox

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X