Ferramenta de IA belga ajudará radiologistas a diagnosticar coronavírus

Ferramenta de IA belga ajudará radiologistas a diagnosticar coronavírus

Uma ferramenta de IA da empresa Robovision.ai, com sede em Ghent, Bélgica, pode ajudar os radiologistas a avaliar a condição dos pacientes com o novo coronavírus (COVID-19). Atualmente, o Robovision.ai está trabalhando duro para ter seu algoritmo pronto para que possa ser implantado no hospital o mais rápido possível.

Depois que os pneumologistas trazem um paciente com Covid-19, eles devem determinar se devem envia-lo para tratamento intensivo. Com uma tomografia computadorizada, os pneumologistas podem ter uma boa idéia dos danos ao tecido. Uma desvantagem dessa varredura, no entanto, é que leva muito tempo para os radiologistas avaliarem as imagens. Tempo que não existe quando os hospitais rapidamente ficam cheios de pacientes com COVID-19.

Nas últimas semanas, vimos notícias de hospitais lotados na Espanha e na Itália. Jonathan Berte, o fundador do Robovision.ai , também percebeu isso, por isso, ele começou a utilizar sua plataforma de IA para ajudar os radiologistas a avaliar tomografias. Berte decidiu desenvolver o algoritmo em conjunto com o parceiro Erik Ranschaert, um radiologista belga e presidente da Sociedade Europeia de Informática em Imagens Médicas.

A dupla embarcou em cerca de trinta hospitais europeus e o Instituto Holandês de Câncer para ajudar a desenvolver o algoritmo. Os hospitais fornecem tomografias maciças em pacientes contra corona e as análises associadas por radiologistas. O Robovision.ai usa esses dados para treinar seu algoritmo de IA, para que possa posteriormente analisar as novas imagens. 

Se tudo der certo, Berte espera que a ferramenta seja validada e pronta para uso em três semanas. O fato de uma ferramenta poder ser desenvolvida em tão pouco tempo é único no setor médico. O próprio Ranschaert diz que também está surpreso com os enormes esforços que foram feitos em tempo recorde. Ele vê isso como um ponto brilhante nesta crise.

O projeto europeu agora também parece estar indo para os EUA. Ranschaert foi contatado pelo sindicato americano Radiological Society of North America com o pedido de desenvolver uma ferramenta em conjunto. Essa organização não é apenas altamente conceituada, mas também pode receber uma parte dos US $ 2 bilhões que o governo Trump disponibilizou.

Graças à abordagem acadêmica, os gigantes da tecnologia Microsoft, Google e NVIDIA também estão convencidos do projeto. Portanto, eles disponibilizam servidores e poder de computação. A abordagem acadêmica liderada pelo NKI fornece garantia adicional de que os dados são tratados corretamente.

 

Você também deve ler!

IBM disponibiliza o supercomputador Summit para pesquisas contra o coronavírus

Coronavírus: Fundação Jack Ma e Alibaba criam um programa global para combater a epidemia

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X