Xperia 1 II é o novo smartphone poderoso da Sony com tela 4K e câmeras impressionantes

Xperia 1 II é o novo smartphone poderoso da Sony com tela 4K e câmeras impressionantes

Mesmo com a decisão da GSM em cancelar a MWC 2020, por conta do Coronavírus, a gigante japonesa Sony manteve seu cronomograma, e realizou hoje (24) sua conferência. Transmitido online, o grande nome do evento foi o Xeria 1 II (pronuncia-se Xperia One Mark Two), smartphone topo de linha que aposta numa tela com resolução 4K – atributo que a Sony conhece muito bem, ja que Xperia X5 Premium, lançado em 2016, foi o primeiro modelo com essa resolução.

Diferentemente do Z5 Premium, que apostou no 4K mas com um display IPS LCD, o Xperia 1 II é 4K com painel OLED, assim como o Xperia 1, anunciado no ano passado, e que é o primeiro com essa característica.

Já faz algum tempo que circulam rumores de que a Sony abandonaria o mercado de smartphones, no entanto, no ano passado, o CEO da companhia, Kenichiro Yoshida, desmentiu. O executivo declarou: Vemos os smartphones como hardware para entretenimento e um componente necessário para manter o nosso produto sustentável”. O Xperia 1 II é o primeiro modelo após a confirmação que a Sony continuará apostando em smartphones.

Já que a Sony não consegue mais ser competitiva em termos gerais de venda, seus produtos pelo menos estão posicionados como referência em termos de imagem e fotografia, essa é a estratégia do Xperia 1 II, um modelo que atualiza o que é oferecido pelo Xperia 1, num salto de tornar este modelo ainda mais fiel e preciso em termos de imagem, produzido por uma empresa que é uma especialista nesse quesito.

O Sony Xperia 1 II traz uma tela OLED de 6,5 polegadas com uma relação de aspecto 21: 9, e resolução 3840 x 1.644 pixels.  Não é realmente 4K como o anúncio da Sony, ou mesmo UHD. No entanto, há compatibilidade com HDR. Enquanto a moda é para telas de 90 ou 120 Hz, a Sony oferece um painel “equivalente a 90 Hz”, a tela entrega uma tecnologia que reduz o  desfoque de movimento. O conteúdo é analisado e exibido de forma otimizada, criando uma sensação mais suave para os usuários.

Em vez de estar na mesma posição central do Xperia 1, o sistema traseiro de três câmeras no Xperia 1 II foi movido para a esquerda  Os sensores ainda têm a mesma resolução – câmera principal de 12 MP + câmera grande angular de 12 MP + câmera telefoto de 12 MP, mas eles têm um tamanho de sensor maior e melhor capacidade de zoom. Enquanto isso, a câmera selfie do dispositivo ainda tem resolução de 8MP e está localizada no painel na borda superior. As câmeras usam lentes especialmente calibradas pela ZEISS. Entre a câmera principal e a câmera telefoto, está o sensor 3D iTOF , que ajuda a acelerar o foco e trabalha com profundidade da imagem.

A Sony alega que seu sensor Exmor RS de 1 / 1,7 polegadas é 50% mais sensível que seu antecessor. Portanto, promete uma melhora notável deve em fotos com baixa luz. O Xperia 1 II usa o recurso Cinematography Pro “powered by CineAlta”; o aparelho permite gravar em 2K com 120 fps, 10-bit e HDR. Também é possível gravar em 4K com até 60 fps.

Especialista em imagens, a Sony também se apresenta como um ás do som. O Xperia 1 II possui dois alto-falantes na frontal .Há compatibilidade com Dolby Atmos e com a  tecnologia 360 Reality Audio, proprietária da Sony. O dispositivo também marca o retorno do conector de fone de ouvido de 3,5 mm – um recurso que é bastante importante para a maioria dos usuários que a Sony cortou na geração anterior do Xperia 1.

A parte frontal e traseira do aparelho está equipada com vidro Gorilla Glass 6 e a certificação IP65/68. A bateria é de 4000mAh com carregamento rápido e sem fio. Em 30 minutos, usando um carregador de 21W, é possível atingir cerca de 50%.

Para o restante dos recursos, o Xperia 1 II não surpreende. Baseia-se, em particular, no mais recente SoC high-end da Qualcomm, o Snapdragon 865, que está associado a 8 GB de RAM e 256 GB de memória interna. Um SoC que abre especialmente as portas do 5G pela primeira vez na Sony. No entanto, o fabricante japonês anuncia que há apenas a compatibilidade com as faixas de frequência abaixo de 6 GHz e não com as bandas milimétricas.

Especificações Sony Xperia 1 II

  • Tela: HDR OLED 4K de 6,5 “21: 9 com redução de desfoque de movimento;
  • Processador: Snapdragon 865 5G;
  • Memória RAM: 8 GB;
  • Armazenamento interno: 256 GB;
  • Câmera traseira: 12MP 16mm 1 / 2.6 “AF PD dupla + 12MP 24mm 1 / 1,7 “AF PD OIS  +12MP 70mm PDAF OIS de 1 / 3,4 ” + ITOF 3D para AF;
  • Câmera frontal: 8 MP;
  • Bateria: 4000mAh com carregamento rápido e sem fio;
  • Proteção IP68 contra água e poeira;
  • Conector de 3,5mm para fones de ouvido;
  • 166x72x7.9mm
  • 181 gramas
  • Cores preto, branco e roxo
  • Android 10

Preço e disponibilidade

Xperia 1 II será vendido nos EUA em junho deste ano por US $ 1099 (R$ 4.822, em conversão direta).

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X