Intel: nosso primeiro produto baseado em 7 nm aparecerá no quarto trimestre de 2021

Intel: nosso primeiro produto baseado em 7 nm aparecerá no quarto trimestre de 2021

Como já é sabido, o primeiro produto da Intel baseado na litografia de 7nm não será um processador e sim uma placa de vídeo. A gigante de Santa Clara lançará a Ponte Vecchio, GPU voltada para supercomputação, baseada na arquitetura Xe. Esta GPU é voltada para o mercado de supercomputadores, essa opção de chip gráfico da Intel irá integrar o Aurora,  supercomputador encomendado pelo Departamento de Energia dos EUA. A performance ficará na casa dos Exaflops.

Cumprindo o que já era esperado, essa GPU será lançada no mercado em 2021, mais precisamente no quarto trimestre do ano, de acordo com informações divulgadas por Bow Swan, CEO da Intel, durante uma conferência anual organizada pelo Credit Suise. Além de ser um produto muito aguardado, principalmente pelo mercado corporativo, a Intel vem criando um otimismo muito grande em torno do seu processo de fabricação de 7nm. A empresa já chegou a declarar que sua litografia de 7nm equivale a de 5nm da TSMC.

A próxima transição de litografia não deve demorar tanto e ser tão dramática quanto o que a Intel passou da mudança de 14nm para 10nm, a companhia já projeta que em 2024 apresente os primeiros chips de 5nm, que, por sua vez, será uma competição direta aos de 3nm da TSMC.

Para maiores informações sobre a GPU Ponte Vecchio, clique aqui

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X