Relatório revela que software chinês está espionando mais de 100 milhões de pessoas

De acordo com um relatório divulgado pela empresa alemã de segurança Cure53, a pedido da empresa Open Technology Fund, financiado pelo governo dos EUA, o aplicativo do governo chinês  “Study the Great Nation” está espionando mais de 100 milhões de usuários. Com esse app entra em ação “back dor”, permitindo que ele ganhe alto privilégio no dispositivo, possibilitando o acesso a mensagens, fotos, histórico e até mesmo a lista de contatos de todos os aparelhos com esse app instalado. É possível até ativar microfone para ouvir conversas sem que o o usuário esteja ciente disso. “O aplicativo dá ao governo privilégios de super usuário”, diz o relatório da Cure53.

O aplicativo já foi instalado em mais de 100 milhões de dispositivos Android. Na China , ele é divulgado ativamente através do WeChat e Weibo. Algumas empresas estatais e instituições de ensino estão obrigando seus funcionários e alunos a instalar o aplicativo. Esta aplicação é basicamente um guia de estudo da ideologia do presidente chinês Xi Jinping e permite que os usuários leiam e comentem vídeos e reportagens sobre suas atividades

Lançado em janeiro, o “Study the Great Nation” já é o aplicativo gratuito mais baixado na China, a “forcação de barra” do governo está fazendo com que o app fique cada vez mais popular. Dados revelam que o app já foi baixado mais de 300 milhões de vezes na loja de aplicativos da Huawei.

De acordo com Cure53, o aplicativo usa deliberadamente codificadores de forma incorreta, enfraquecendo a segurança do app em ponto sensíveis, como e-mail e autenticação biométrica.

Em nota, o governo chinês negou as acusações. afirmando que o estudo está totalmente errado e que eles não praticam espionagem desse tipo.

O “Study the Great Nation” também está disponível para o iOS, porém, a Cure53 não investigou a versão do aplicativo para iOS. A Apple disse ao Washington Post que o iOS não permite tipos de vigilância de ” superusuário ” como o Android.

Você também deve ler!

Warsaw, o módulo de segurança bancário que continua importunando os usuários

Proteja sua conta! Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp

Brasil é o segundo país com maior número de ataques ransomware

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br/GameVicio Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!