Mastercard lança pagamento por aproximação em transporte público de São Paulo

Mastercard lança pagamento por aproximação em transporte público de São Paulo

Um projeto piloto de pagamento por aproximação entrou em operação nos ônibus da cidade de São Paulo. Parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes e a São Paulo Transporte, e a empresa Mastercard, esse sistema já havia sido aplicado pela companhia nos trens do Rio de Janeiro.

As tarifas poderão ser pagas apenas aproximando do validador cartões de crédito, débito e pré-pago, smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento, democratizando a alternativa para os cidadãos da capital e até simplificando o trajeto para os mais de 2 milhões de turistas estrangeiros (de acordo com os números mais recentes do Global Destination Cities Index da Mastercard) que visitam a cidade, já que os cartões emitidos fora do País também serão aceitos.

Na primeira fase do projeto, a tecnologia será embarcada em aproximadamente 200 ônibus municipais que operam em 12 linhas da capital paulista.

Além de disponibilizar novos métodos de pagamento com os cartões com a tecnologia de pagamento por aproximação, a tecnologia também vai permitir ao usuário utilizar carteiras digitais por meio de smartphones, pulseiras de pagamento e smartwatches habilitados com conectividade via NFC (Comunicação de Campo Próximo, na sigla em inglês). “Essa nova funcionalidade contribuirá para a modernização dos pagamentos no transporte público, oferecendo maior conveniência e flexibilidade para o usuário“, destaca a Mastercard em nota.

“Esse projeto oferece ao usuário a possibilidade de usar nos ônibus da cidade o mesmo cartão ou dispositivo que utiliza para suas compras diárias, tirando a necessidade de se ter dinheiro no bolso ou bilhetes específicos que fazem mais sentido para usuários frequentes”, explica João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard para Brasil e Cone Sul. “A tecnologia de pagamento por aproximação trará agilidade e praticidade para a cidade, já que é cerca de 10 vezes mais rápida que o pagamento em dinheiro. Agora até os turistas poderão usar o transporte público da cidade sem se preocupar em ter que trocar dinheiro ou em comprar passagens antecipadamente”, complementa.

Linhas participantes do projeto piloto na cidade de São Paulo (a partir de 14 de setembro):
  • 2590/10 — Pq. D. Pedro II/União de Vl. Nova
  • 4031/10 — Metrô Tamanduateí/Pq. Sta. Madalena
  • 6030/10 — Term. Sto. Amaro/UNISA-CAMPUS 1
  • 917M/10 — Metrô Ana Rosa/Morro Grande
  • 2002/10 — Term. Bandeira/Ter. Pq. D. Pedro II
  • 715M/10 — Lgo. da Pólvora/Jd. Maria Luiza
  • 908T/10 — Butantã/Pq. D. Pedro II
  • 9300/10 — Ter. Pq. D. Pedro II/Ter. Casa Verde
  • 9500/10 — Pça. Do Correio/Term. Cachoeirinha
  • 5129/10 — Term. Guarapiranga/Jd. Miriam
  • 807M/10 — Shop. Morumbi/Term. Campo Limpo
  • 675R/10 — Metrô Jabaquara/Grajaú

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X