AMD EPYC: segunda geração chega com CPUs de até 64 núcleos e 128 threads

AMD EPYC: segunda geração chega com CPUs de até 64 núcleos e 128 threads

A linha de processadores AMD EPYC, voltada para datacenter e demais servidores, ganhou a sua segunda geração. Assim como a família Ryzen 3000, as novas opções de processadores da gigante de Sunnyvale para o mercado corporativo são baseadas na microarquitetura Zen2 – processo de fabricação de 7nm. O lineup conta com 19 modelos, variando entre 8 a 64 núcleos físicos e até 256 MB de cache L3. Esses processadores são rivais direto com a segunda geração Intel Xeon Scalable (Cascade Lake).

Comparado com a primeira geração, a AMD diz que os novos EPYC oferecem 23% mais instruções por clock (IPC) por núcleo nas cargas de trabalho e até 4x mais cache L3. Para o datacenter corporativo, os processadores AMD EPYC de 2ª geração oferecem 83% melhor desempenho de aplicações Java, 43% melhor desempenho do SAP SD 2 Tier e fornecem desempenho recorde mundial em Real Time Analytics com Hadoop.

“Hoje, estabelecemos um novo padrão para o datacenter moderno com o lançamento de nossos processadores AMD EPYC de 2ª geração que proporcionam desempenho recorde e custo total de propriedade significativamente menor em um amplo conjunto de cargas de trabalho”, disse Dra. Lisa Su, presidente e CEO da AMD. “A adoção de nossos novos processadores para servidores líder está se acelerando com vários novos clientes corporativos, em nuvem e HPC que escolhem os processadores EPYC para atender às necessidades mais exigentes de computação do servidor”.

Os recursos dos processadores AMD EPYC de 2ª geração incluem a capacidade de trabalhar com memórias DDR4-3200 no modo de 8 canais, suporte para tecnologia de multithreading SMT e um controlador de interface PCI Express 4.0 de 128 pistas. O cache L3 varia entre 32 a 256 MB, o TDP padrão – de 120 a 225 watts. Especificações técnicas breves e preços recomendados da CPU EPYC de 7 nm são fornecidos na tabela abaixo:

A maioria dos processadores de servidor AMD EPYC suporta configurações de dois soquetes. Modelos com o sufixo “P” só podem ser usados ​​em servidores com uma CPU.

Em nota a AMD destaca o crescimento em confiabilidade de parceiros com seus processadores. “O ecossistema AMD EPYC continua crescendo com mais de 60 parceiros apoiando o lançamento desde o primeiro dia. O amplo ecossistema de parceiros, incluindo ODMs como Gigabyte e QCT, IHVs como Broadcom, Micron e Xilinx, e amplo suporte a sistemas operacionais, incluindo a Microsoft e várias distribuições Linux. Para Linux Canonical, RedHat e SUSE colaboraram com a AMD para testar e validar soluções baseadas nos processadores EPYC da AMD de 2ª geração para uma ampla gama de casos de uso de datacenter. Essa validação ajudou o processador AMD EPYC de 2ª geração a alcançar duas vezes mais plataformas em desenvolvimento em comparação com os processadores EPYC de 1ª geração”.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X