Samsung lança chips de memória LPDDR5 de 12 gigabits

Samsung lança chips de memória LPDDR5 de 12 gigabits

A Samsung anunciou o início da produção em massa de chips de RAM padrão LPDDR5 com capacidade de 12 Gbit (1,5 GB), projetado para smartphones e outros dispositivos móveis. Em julho a companhia formalizou a produção desses chips em 8 Gb.

Os chips são fabricados de acordo com os padrões tecnológicos de 10 nm e fornecem uma taxa de transferência de dados de 5.500 Mbps. O anúncio chega cinco meses depois da companhia começar a fabricar os primeiros chips 12 GB de RAM LPDDR4X.

Em comparação com os chips LPDDR4X da geração anterior, a nova memória oferece 1,3 vezes melhor largura de banda (5500 Mbps contra 4266 Mbps para um chip) e pode ser usada para produzir smartphones e outros equipamentos móveis com 6 ou 12 GB de RAM.

No caso de um único chip BGA LPDDR5 de 12 GB, a taxa de transferência de dados é de 44 GB / s. Além disso, a eficiência energética foi melhorada (aprimoramento de 30% na eficiência), reduzindo a tensão de alimentação para 1,05 V, além de otimizações no circuito integrado. 

A produção desses chips está sendo realizada na China, mas a Samsung está considerando transferir a produção para campus em Pyeongtaek (Coreia do Sul), tudo vai depender da demanda que essa nova geração de chips terá.

Jung-bae Lee, vice-presidente executivo da divisão de Produtos e Tecnologia da DRAM da Samsung, disse que o lançamento de um novo tipo de memória permitirá à Samsung Electronics e aos parceiros da empresa integrar mais rapidamente o potencial das redes 5G e funções de inteligência artificial nos futuros smartphones.

Embora o Galaxy Note 10 seja o próximo grande smartphone da Samsung a ser anunciado – confirmado para o dia 7 de agosto, a gigante sul-coreana deve começar a implementar as memórias LPDDR5 a partir do Galaxy S10.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X