Mais de 10 milhões de pessoas já baixaram app falso que promete atualização para smartphones Samsung

Mais de 10 milhões de pessoas já baixaram app falso que promete atualização para smartphones Samsung

Mais um aplicativo falso na Google Play vem ganhando tremenda popularidade. Trata-se do “Atualizações para Samsung – versões do Android”. O app promete atualizações de firmware para dispositivos da gigante sul-coreana. Mais de 10 milhões de pessoas caíram na trapaça.  O aplicativo foi descoberto pela empresa de segurança CSIS Security Group.

O app, além de não cumprir a missão de ser um intermediário para atualizar o dispositivo das vítimas, ainda direciona os usuários para páginas com o objetivo de repassar anúncios. O aplicativo  também tenta vendar uma assinatura de US$ 34,99 para garantir o repasse completo de atualizações sem limite de velociade. O esquema é tão traiçoeiro, que o pagamento dessa assinatura tem que ser feito fora da Google Play, um caso clássico de phisging, uma ação para colher dados sensíveis.

“O Updato ajuda você a atualizar de e para as seguintes versões do SO Android – Gingerbread, Honeycomb (3.0, 3.1, 3.2), Ice Cream Sandwich ICS (4.0), Jellybean (4.1, 4.2, 4.3), Kitkat (4.4), Lollipop (5.0) e Marshmallow (6.0), Nougat (7.0), Oreo (8.0) e Android P”, diz a descrição do aplicativo na Google Play.

Samsung

Além desse modo pago, o app também promete liberar os updates de forma gratuita, mas com uma velocidade de download limitada a 56 Kbps (velocidade que lembra a época da internet discada!). Outro serviço pago que o aplicativo malicioso também tenta emplacar é o desbloqueio de SIM, por US$ 19,99.

O mais curioso é que o app está com uma avaliação bem alta na Google Play: 4.0. Essa é mais uma constatação de que não é aconselhável confiar cegamente nas opiniões e classificações postadas em lojas de aplicativo, ainda mais quando se trata antivírus. 

A empresa de segurança já comunicou o Google sobre o app fraudulento, no entanto, até o fechamento desta matéria, o “Atualizações para Samsung” continua no ar.

 

Você também deve ler!

Meu celular foi hackeado? Conversamos com um especialista sobre como identificar

Alerta! Novo malware que infecta caixas eletrônicos pode chegar ao Brasil

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X