Violação de privacidade: Nokia 7 Plus estava enviando dados para a China

Violação de privacidade: Nokia 7 Plus estava enviando dados para a China

A HDM Global, empresa responsável pelo licenciamento da marca Nokia, admitiu que um lote do modelo Nokia 7 Plus na Europa estavam enviando dados sensíveis do aparelhos para a China. A descoberta foi feita pelo site norueguês NRKbeta. As informações que estavam sendo repassadas eram IMEI, o ID MAC e o ICCID SIM, identificadores do hardware do aparelho. Com esses dados e possível determinar a localização do smartphone, um rastreamento do usuário.

De acordo com o NRKbeta os dados eram constantemente enviados, essa prática permaneceu ativa por vários meses. Após a repercussão da matéria a HDM Global admitiu que realmente o envio de dados estava acontecendo, mas tratou o caso como um “erro”.

“Nós (HMD Global) analisamos o caso que nos foi colocado e descobrimos que o nosso programa de ativação (client) concebido para outro país, estava por lapso, incluído no software de sistema de um só lote do Nokia 7 Plus. Devido a este erro, vários telefones Nokia tentavam enviar informações de ativação do dispositivo para um servidor de terceiros.”

Um patch foi disponibilizado para corrigir o problema. A HDM Global também frisou que os dados acabaram em um servidor de terceiros, mas garante que nenhuma pessoa poderia ter sido identificada com base nesses dados que estavam sendo enviados.

Evidentemente que o caso não terminará um pacth e um comunicado. A companhia já está sendo investigada na Finlândia, seu país de origem, e que também é o país em que a Nokia foi fundada. A HDM já se pronunciou sobre a investigação. A companhia diz que leva a segurança e privacidade de seus usuários a sério e que irá cooperar com qualquer investigação.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X