Samsung está pulando fora do mercado de players Blu-Ray

Samsung está pulando fora do mercado de players Blu-Ray

A sul-coreana Samsung confirmou à Forbes que encerrou a produção de players Blu-Ray nos Estados Unidos, a media vale tanto para os modelos que reproduzem discos em 1080p (Full HD) quanto os players mais recentes, capazes de reproduzir os discos 2016p (4K).

A decisão está sendo interpretada como um movimento que pode indicar que a companhia irá iniciar um plano de extinção de players para mídias físicas. A Samsung não lança um novo player desde 2007, naquele ano foi anunciado o UBD-M9500. Havia planos para que em 2019 fosse lançado um novo player, porém o projeto foi abortado.

UBD-M9500

A Samsung participou ativamente no crescimento do Blu-Ray no mercado, a gigante asiática foi a primeira a lançar um player compatível, o BDP-P1000, anunciado em 2006. A transição do Blu Ray para o Ultra Blu-Ray – versão para aqueles que querem desfrutar dos títulos em 4K, não foi bem sucedida, já que aconteceu justamente num ponto de ebulição dos serviços de streaming, que já oferecem alguns títulos nessa resolução.

BDP-P1000

Evidente que sempre entra em questão o fator qualidade: streaming x mídia. Puristas irão preferir as mídias, mas no geral o que movimenta o mercado, fazendo com que ele continue rentável, é o público geral, num escopo altamente mais amplo. Outro fator são os consoles, analistas acreditam que o Xbox One S/X, que carregam como característica a possibilidade de reproduzir mídias Ultra Blu-Ray influenciam na queda das vendas de players convencionais.

Dados da NPD VideoScan, referente a fevereiro de 2019, confirma que o DVD permanece como formato mais popular (55.2%), seguido pelo Blu-Ray (39.8%). O Ultra-Blu-Ray continua no campo de um mero nicho, já que representa apenas 5.0% das vendas.

No ano passado, a norte-americana Oppo Digital confirmou que deixará de fabricar o headphone PM3, players de DVD, Blu-Ray e Ultra Blu-Ray.

Qual a sua opinião sobre os players Blu-Ray? Em um cenário dominado por streaming os players ainda tem relevância? Deixe abaixo sua opinião.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X