Google Brasil diz que não lê e-mails de seus usuários; investigação do Senacom prossegue

Google Brasil diz que não lê e-mails de seus usuários; investigação do Senacom prossegue

Qual a necessidade do Google ler os e-mails dos seus usuários que utilizam o Gmail? Bom, a razão principal seria o direcionamento preciso de publicidade, o encaminhamento correto de anúncios baseados nas características do público. Porém tal medida é sempre colocada em questão como uma pura e simples invasão de privacidade, essa prática, de acordo com a companhia, teria sido abandonada em 2017, mas esse assunto sempre vem à tona.

A gigante de Montain View, dessa vez por intermédio da sua divisão no Brasil, em mais uma situação vem desmentir essas alegações, em meio a uma nova investigação, que está sendo conduzida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom).

Conforme explicamos aqui o Senacom abriu um investigação contra o Google Brasil devido as denúncias que a empresa teria violado a privacidade de usuários no Brasil. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) diz que a há indícios que o Google violou  a privacidade dos usuários, já que teria acessado o conteúdo de mensagens trocadas através do Gmail. Caso seja condenada o Google poderia pagar uma multa de R$ 9,7 milhões.

Na análise será levado em consideração o o Código de Defesa do Consumidor e o Marco Civil da Internet, que estabelece à privacidade e a proteção de dado pessoais como um uma norma a ser seguida.

O Google Brasil se pronunciou sobre o caso com a seguinte nota:

“O Google prestará todos os esclarecimentos necessários às autoridades. Não usamos a informação disponível no Gmail para a personalização de anúncios e estamos seguros de que nossos produtos seguem a legislação brasileira”

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X