Sony confirma: produção do PSVita será encerrada em 2019

Sony confirma: produção do PSVita será encerrada em 2019

Não é de hoje que a Sony desencanou totalmente do mercado de consoles portáteis. Em 2015 a companhia, por intermédio de Shuhei Yoshida, CEO da Sony Entertainment System Worldwide Studios, declarou que o mercado, dominado por smartphones e tablets (hoje em dia nem tanto), inviabilizaria um sucessor para o PSVita, que provavelmente merece o título de o portátil poderoso mais subaproveitado da história.

Esse fim melancólico para o sucesso do PSP já tem data. Hiroyuki Oda, vice-presidente sênior da Sony, confirmou que em 2019 será o ano da “morte comercial” do PSVita. O console, assim como seus jogos, não serão mais produzidos, o que convenhamos não muda muito do panorama que já estava presente, já que o console nunca foi um sucesso de vendas e jogos de peso dá pra contar nos dedos. A decisão da Sony foi comunicada durante a Tokyo Game Show.

O executivo também reiterou a declaração lá de 2015 de Shuhei Yoshida: a Sony não tem planos para um novo console portátil.  Mais precisamente o que se comenta em rumores é que a data exata que a Sony irá encerrar a produção do PSVita é o dia 31 de março de 2019, que é quando encerra o ano fiscal 2018 da gigante japonesa. Alguns dias antes, 9 de março de 2019, a Sony também deixará de incluir games do PSVita e PS3 na PS Plus.

PSVita

Comparado com seu antecessor, o Vita realmente pode ser considerado um fracasso de vendas, vendendo até o momento 16 milhões de unidades, enquanto o PlayStation Portable (PSP), bateu a cada das 80 milhões de unidades.

O catálogo de jogos do PSP, embora dominado por muitos jogos indie, chegou a receber bons jogos de grande expressão, como Uncharted: the Abyss of Gold, Marvel x Capcom 3 e Mortal Kombat.

PSVita

O salto, em termos de hardware, que a Sony promoveu entre o PSP e o PSVita também é um ponto a ser destacado. Dentre as evoluções, podemos citar o salto de RAM, que passou de 64 MB no PSP para 512 MB no Vita, o processador saiu de um MIPS R4000, com clock de 333 MHz, para um quad-core ARM Cortex A9 de 2 GHz, e a tela: LCD de 4,3 polegadas no PSP para OLED de 5 polegadas no PSVita.

O que você acha do PSVita? Concorda que foi um portátil com grande potencial mas que acabou sendo mal aproveitado? Deixe sua opinião abaixo nos comentários.

Leia também!

Sony entra na onda retrô mini e anuncia o PlayStation Classic

Após 18 anos: Sony encerra o suporte do PS2; o console está oficialmente “morto”

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X