NVIDIA anuncia Tesla T4, placa baseada em Turing voltada para IA

NVIDIA anuncia Tesla T4, placa baseada em Turing voltada para IA

Temos uma nova placa baseada na arquitetura Turing, a Tesla T4, voltada para aplicações de IA, mercado que, de acordo com a NVIDIA, atingirá US$ 20 bilhões nos próximos cinco anos.

A apresentação foi feita no japão, durante a GTC Japan 2018. Esse modelo é o sucessor direto da Tesla P4, baseada na arquitetura anterior, a Pascal. O salto de performance prometido pela NVIDIA é impressionante. A Tesla T4 entrega até 12 vezes mais performance que a P4, mantendo o mesmo consumo de energia.

A Tesla T4 é equipada com a GPU TU104. O chip conta com 2450 CUDA Cores, 320 núcleos Turing Tensor. Em termos de memória, a placa conta com 16 GB GDDR6 com uma largura de banda de 320 GB/s. A placa não exige conectores extras para alimentação, o consumo é de apenas 75 watts- fornecido diretamente pelo conector PCIe. O poder computacional da placa é de 8,1 teraflops com cálculos FP32, 65 TFLOPs em FP16, 130 TFLOPs em INT8 e 260 TFLOPS em INT4.

Tesla T4

“Com base na arquitetura de Turing, Tesla T4 vai revolucionar a forma de inteligência artificial é implantado em centros de dados”, disse Jensen Huang”, CEO da Nvidia, durante a apresentação.

A Tesla T4 também conta com motores dedicados à transcodificação de vídeo completamente renovados, capazes de oferecer o dobro de performance em relação a Tesla P4. De acordo com a NVIDIA, a placa é capaz de decodificar até 38 transmissões de vídeo Full HD simultaneamente. Os principais frameworks do mercado de Deep Learning (PyTorch, TensorFlow, MXNet e Caffee2), também são suportados.

Preço e disponibilidade

A NVIDIA não revelou o preço da Tesla P4. No evento de Tóquio, todos os construtores de servidores de data center como Cisco, Dell EMC, Fujitsu, HPE, IBM, Oracle e SuperMicro manifestaram interesse para a nova placa da NVIDIA. Além disso, o Google provavelmente usará GPUs T4 para acelerar suas soluções de inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Leia também!

NVIDIA anuncia RTX 2080 Ti, RTX 2080 e RTX 2070

Alan Turing: relembre a trajetória desse visionário que dá nome à nova arquitetura da NVIDIA

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X