Chips da AMD baseados em 7nm serão fabricados exclusivamente pela TSMC

Chips da AMD baseados em 7nm serão fabricados exclusivamente pela TSMC

Mudança de planos! Após a Global Foundries anunciar que está deixando de lado o processo de fabricação de 7nm para concentrar seus esforços no refinamento das litografias de 14nm e 12nm FinFET, a AMD confirmou, por intermédio de seu CTO e vice-presidente de tecnologia e engenharia, Mark Papermaster, que a família de chips Navi e Zen 2 será produzida exclusivamente pela TSMC – parceira de longa data da Apple.

Embora a AMD tenha uma relação amistosa com a Global Foundries (em 2009 a AMD detinha 34,2% em ações da GB) a transição para a TSMC é praticamente uma obrigação, já que ela conseguirá entregar os produtos com uma litografia menor. A ruptura com a GF não será por completo, já que certos produtos continuarão nãos mãos deles (a geração atual Ryzen e EYPC). Apenas a passagem para os 7nm a TSMC terá exclusividade. A previsão é as GPUs Navi sejam lançadas ainda este ano, enquanto os Ryzen 2 ficarão para 2019.

Essa não é a primeira vez que a AMD passa por algumas turbulências com a Global Foundries. Em 2012 a gigante de Sunnyvale resolveu vender a sua participação acionária com a empresa que até então detinha exclusividade na produção de alguns dos seus chips. Além de querer “conversar” com outras companhias a AMD resolveu quebrar essa aliança devido aos problemas que a GB enfrentava, principalmente com o wafers de 32nm.

A relação com a TSMC também não é de hoje, a companhia é a responsável pelos SoCs personalizados que a AMD implementa em consoles, e recentemente, mais precisamente em junho, durante a Computex, foi apresentada a Vega 20, primeira GPU do mundo baseada em 7nm, mais um caso da parceria AMD/TSMC.

AMD

Este chip é voltado para o mundo corporativo conta com 32 GB de memória HBM2 com interface de 4096-bit.  A GPU foi introduzida numa placa Radeon Vega Instinct HPC, resposta da AMD à interface NVLink da NVIDIA.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X