Adeus Apple: Huawei se consolida como segunda maior fabricante de smartphones do mundo

Adeus Apple: Huawei se consolida como segunda maior fabricante de smartphones do mundo

Os números confirmam: Huawei é a segunda maior fabricante de smartphones no mundo. A chinesa que tem planos de alcançar a liderança em 2020 vem se mantendo na vice-liderança em todas as pesquisas de mercado divulgadas.

A primeira vez que a companhia responsável por excelentes aparelhos como o P20 Pro apareceu nessa colocação foi no terceiro trimestre do ano passado, de acordo com dados da Counterpoint. Porém faltava a confirmação por duas empresas pesadíssimas em pesquisas de mercado: IDC e Gartner. Pois bem, não falta mais!

Em julho a IDC, juntamente com a Canalys e da Strategy Analytics, divulgou que no segundo trimestre de 2018 a Huawei vendeu 54, 2 milhões de aparelhos – a participação de mercado subiu de 11% para 15,8%. Esses números são verdadeiros recordes para uma companhia que adentrou no mercado de telefonia móvel em 2010, com o Ascend.

E agora chegou a vez de dar uma conferida nos dados do Gartner. A tabela abaixo mostra o top 5 dos principais fabricantes de smrtphones no mundo, a Huawei novamente aparece na segunda colocação. O número de vendas e quota de mercado registrados são menores que o divulgado pela IDC. A companhia teria vendido 48,8 milhões de unidades, alcançando 13.3% de quota de mercado.

A liderança permanece com os sul-coreanos da Samsung. A companhia vendeu no segundo trimestre 72,3 milhões de smartphones. No entanto, houve uma regtração comparado aos dados do ano passado. No mesmo período de 2017 a gigante responsável pela linha Galaxy S e Galaxy Note vendeu 82,8 milhões de unidades. A quota de mercado passou de 22,6% para 19.3%.

Ryan Reith, vice-presidente do programa IDC Worldwide Mobile Device Trackers, destaca que o crescimento da Huawei é impressionante, assim com sua capacidade de de entrar em mercado que era desconhecida. No caso do Gartner, representado pelo diretor de pesquisa  Anshul Gupta, a Huawei faz um bom trabalho de segmentação dos seus aparelhos e construção de marca, principalmente com a linha Honor, que são enviados para 70 mercado em todo o mundo.

Huawei

Essa segunda posição para a Huawei além do número de vendas também consolida a companhia como uma grande representante do ecossistema de produtos Android. O sistema do Google responde por 88% do mercado, enquanto o iOS, que só aparece estritamente nos aparelhos da Apple, com 11,9%.

Em julho a Huawei confirmou que voltaria a vender smartphones no Brasil – o último modelo lançado por aqui foi o Ascend P7, em 2014.  Já é possível encontrar o P20 e P20 Pro em algumas lojas pelo país, porém ainda não traz o aval oficial da companhia, que lançará seus modelos de forma oficial nas próximas semanas.

Esse retorno foi concretizado graças a parceria com a Positivo. A operação acontecerá da seguinte forma:  os smartphones serão importados da China, e a Positivo ficará responsável distribuição, vendas, marketing e suporte técnico. Modelos badalados como o P20 Pro, chegarão ao Brasil. Os smartphones poderão ser vendidos pela internet, em quiosques da Positivo, e em um grande varejista.

“Quando viemos para cá da primeira vez, não éramos fortes o suficiente, e não tivemos boa experiência. Agora, entendemos que é a hora certa para trazermos os aparelhos premium”, declarou Adam Xiao Ersong, chefe do segmento desenvolvimento de negócios mobile da Huawei.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X