Cadence em parceria com a Micron demonstram um protótipo de memória DDR5-4400

Cadence em parceria com a Micron demonstram um protótipo de memória DDR5-4400

A JEDEC, entidade que formula os padrões de memórias, ainda está finalizando as especificações da DDR5, porém isso não impede que alguns fabricantes criem protótipos com base nas expectativas do novo padrão, sucessor do DDR4. A ​Cadence Design Systems em parceria com a Micron, desenvolveu um protótipo de memória DDR5.

O chip, produzido em 7 nanômetros com a expertise da TSMC, fornece taxas de transferência de dados de 4.400 MT / s (megatransferências por segundo), que é 37,5% mais rápido do que o padrão DDR4-3200. Os chips DRAM utilizados foram fornecidos pela Micron, enquanto a controladora é da Cadence.

Enquanto no padrão DDR4 a capacidade mínima por módulo é 2 GB e a máxima é de 16 GB, no caso da DDR5 a capacidade mínima será de 8 GB e máxima de 32 GB. O módulo da Micron/Cadence utilizado no teste tinha 8 GB de capacidade, e uma tensão de 1,1 volts. A tensão padrão das memórias DDR4 é 1,2 volts.

A JEDEC deve finalizar as especificações das memórias DDR5 ainda este ano. A principio os módulos devem seguir os 4.400 MT/s do protótipo da Micron com a Cadence, ao decorrer do seu ciclo de mercado e revisões a taxa de transferência deve alcançar 6.400 MT/s.

Os primeiros módulos DDR5 estarão no mercado entre 2019 e 2020 e gradualmente aumentarão sua participação. Vale ressaltar, no entanto, que inicialmente eles serão utilizados no segmento profissional, e só depois eles chegarão ao mercado consumidor.

A previsão é de que em 2022 a memória DDR5 cobrirá cerca de 25% do mercado, enquanto a participação da memória DDR4 cairá para 15%.


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X