Yahoo anuncia que sofreu um ataque hacker que comprometeu mais de 1 bilhão de contas

Yahoo anuncia que sofreu um ataque hacker que comprometeu mais de 1 bilhão de contas

Em 2016 o Yahoo está numa daquelas fases altamente tenebrosas. Em setembro a companhia confirmou que pelo menos 500 milhões de contas de e-mail foram hackeadas. Um mês depois ex-funcionários disseram que o Yahoo espionou o e-mail de seus usuários a mando da NSA. E agora mais um probleminha para a conta: um outro ataque hacker, dessa vez afetando mais de 1 bilhão de contas de e-mail.

Esse ataque aconteceu em 2014, um ano depois do episódio das 500 milhões de contas. Dentre as informações que vazaram nesse novo ataque estão nomes dos usuários, e-mails, números de telefones e senhas. De acordo com o Yahoo dados bancários não foram comprometidos (será?).

Alguns analistas de segurança dizem que devido ao longo período que o Yahoo demorou para descobrir as falhas, deixa claro que a segurança e monitoramento implantados pelo portal não são adequados. O Yahoo só conseguiu identificar o problema depois de analisar arquivos de dados fornecidos por agências governamentais.

O chefe de segurança do YahooBob Lord, disse que a principal suspeita é que os hackers descobriram como forjar os cookies para acessar as contas. Os tais cookies que foram forjados já foram invalidados.

É notório que o Yahoo não tem mais a mesma força de outrora, e esses casos estão minando ainda mais a imagem de uma das maiores empresas da história relacionadas à internet. Vale ressaltar que a Verizon está negociando a compra da Yahoo, porém com essa série de problemas a negociação está emperrada. A Verizon disse que está avaliando o “impacto” para então chegar a uma conclusão. 

A recomendação para os usuários do Yahoo é que façam imediatamente a troca das senhas e perguntas de segurança da conta. Essa mudança também deve ser feita em cadastros que envolvem um e-mail do Yahoo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X