Intel anuncia geração de processadores Kaby Lake voltado para dispositivos móveis

Por: William R. Plaza

A 7º geração Intel Core finalmente, codinome Kaby Lake, está finalmente dando as caras, porém esse primeiro pontapé é em relação aos modelos de processadores voltados para os dispositivos móveis, como notebooks, ultrabooks, conversíveis, entre outros. Essa geração mantém o mesmo processo de fabricação dos Skylake, os 14nm (introduzido na 5º geração, Broadwell), porém nessa nova geração a Intel chama de 14nm+, o que é basicamente um nome diferente para especificar que houve melhorarias em relação a fabricação. A Intel diz que conseguiu cerca 12% mais desempenho em relação aos transistores nessa geração em relação a 6º.

Essa decisão de manter o mesmo processo de fabricação faz parte da nova estratégia adotada pela Intel, que deixa de lado o tradicional Tick-Tock, dando lugar a um processo de três etapas chamado “Processo-arquitetura-otimização (comentamos sobre nesse artigo sobre o fim da Lei de Moore), que torna a litografia mais duradoura, mas com otimizações na geração seguinte que a utiliza.

Core i7-6500U contra o Intel Core i7-7500U. O processador da geração passada alcançou em boost o clock de 3.100 Mhz, enquanto o i7-7500U Kaby Lake, bateu 3.500 Mhz.

Já em testes no WebXPRT, que faz uma bateria de testes que mede a experiência em relação a navegação web, o Kaby Lake conseguiu por parte do i7-7500U alcançar 19% mais performance, já em testes no SYSMark 2014 a performance foi 12% superior a favor do Kaby Lake.

Já em games a Intel citou o Overwatch para mostrar que há mais performance na 7º geração, as taxas de frames na resolução de 1280×720 ficaram na casa dos 30. Mantendo a mesma geração da arquitetura gráfica (Gen9).

A eficiência energética e performance geral foi enaltecida em uma escala que faz um comparativo em relação as gerações. A geração Kaby Lake, conta com 10x mais performance por watt em relação a 1º geração Intel Core, e 8x em relação a 6º geração, Skylake.

O Kaby Lake voltado para dispositivos portáteis aposta principalmente na questão da reprodução de conteúdo em 4K, fazendo a transição da decodificação AVC VP8 da 6º geração para HEVC VP9 na 7º. A Intel diz que assistir vídeos em 4K no Youtube utilizando o Chrome em um notebook equipado com o Core i7-7500U, é possível ter um ganho de 1,75x em relação a duração da bateria, e o consumo de energia cai de 5,8 watts nos Skylake, com o Core i7-6500U para 0,8 watts no Kaby Lake. 

Com o Kaby Lake a Intel quer aproximar o 4K do mainstream, permitindo que dispositivos móveis equipados com esses processadores estejam na vanguarda em termos de decodificação sem a necessidade de uma placa de vídeo dedicada. O gráfico abaixo mostra que o Kaby Lake consegue trabalhar de forma mais tranquila em relação a decodificação 4K HEVC 10-bit em um arquivo localizado no computador.

Com a reprodução via um arquivo em 4K localizado no notebook a autonomia da bateria com o Core i7-7500U é 2.6x superior em relação ao Core i7-6500U.

Já os modelos U, contam com clocks de operação mais elevados, consomem mais energia (TDP de 4,5W) em relação aos modelos Y, e irão aparecer em notebooks e demais portáteis com desempenho mais aprimorado.

Em julho os processadores Kaby Lake já estavam sendo entregues aos fabricantes, e agora com o anúncio oficial foi revelado que os dispositivos equipados com os Kaby Lake chegarão ao mercado em setembro. Já as versões para desktop serão lançadas somente no início de 2017.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: