Rumor: AMD deverá adiantar a arquitetura Vega para competir com Pascal

Rumor: AMD deverá adiantar a arquitetura Vega para competir com Pascal

Até o presente momento a “cartilha” que conhecemos para o mercado de placas de vídeo em 2016 é a arquitetura Pascal, da NVIDIA, rivalizando com a arquitetura Polaris, da AMD. Porém, de acordo com alguns rumores, a gigante de Sunnyvalle estaria cogitando atropelar o seu próprio mapa de lançamentos para manter a briga com a NVIDIA e suas placas Pascal (encabeçadas por enquanto pela GTX 1080 e GTX 1070mais acirrada.

Em março a AMD apresentou o seu roapdmap do ciclo de arquiteturas voltadas para placas de vídeo que serão lançadas. Este mapa revela que em 2017 chegaria ao mercado a arquitetura Vega, que teria como ponto principal a presença de memórias HBM2, no entanto o lançamento desta arquitetura poderia ser adiantado, já que de acordo com algumas fontes ligadas ao site NordicHardware, alguns fabricantes parcerios da AMD, estariam frustrados com o desempenho das Radeon R9 400, que serão baseadas na arquitetura PolarisA mesma fonte ressalta que o desempenho energético realmente apresentará uma grande salto, mas em relação ao desempenho em si, será mais modesto, colocando a AMD forte na briga no segmento de entrada e midrange. Deixando a NVIDIA reinar de forma soberana em opções de alta performance

Devido a pressão de seus parceiros a AMD poderia então adiantar a arquitetura Vega para outubro de 2016, e então brigar com a NVIDIA no segmento high-end. Caso isso realmente aconteça, a companhia irá simplesmente atropelar o seu próprio cronograma, e como as placas terão memórias HBM2, o preço será bem mais alto que as GTX 1080 e GTX 1070, que trazem memórias GDDR5X.

A AMD ainda não se pronunciou sobre os rumores, e por enquanto o que está confirmado é a apresentação das placas baseadas em Polaris, no dia 26 de maio. Vamos aguardar! 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X