Coolers estão entortando os processadores Skylake da Intel

Coolers estão entortando os processadores Skylake da Intel

Um grande problema está assolando os processadores Skylake da Intel, os coolers lançados pelos parceiros da companhia estão literalmente entortando as CPUs. Quando a Intel desenvolveu esses novos processadores, foi pensando um design que pudesse privilegiar a “magreza” do Skylake, tornando-o mais fino que a geração passada. E como a construção dos coolers voltados para a nova plataforma mantém o mesmo tipo de de pressão e moldes dos modelos para LGA 1150, coolers antigos poderiam ser reaproveitados. Porém, na prática, as coisas parecem ser diferentes.

O “magrinho” Skylake a esquerda contra o Haswell a direita

Durante alguns testes realizados pelo site PC Games Hardware, a pressão exercida pelo cooler acabou danificando alguns pinos. A primeira fabricante a se pronunciar foi a Artic, que disse não ter encontrado nenhum problema em seus coolers, porém, não recomenda o transporte da máquina com a solução de refrigeração montada. Os principais relatos indicam que os pinos estão sendo entortados justamente durante o transporte. A NZXT, EK e Water Blocks afirmaram que os seus novos coolers não apresentam o problema, porém, modelos mais antigos, que eram mais pesados, podem sim acabar entortando os pinos. A construção do coolers voltado para o LGA 1151, socket dos processadores Skylake, é idêntica ao LGA 1150, permitindo que o cooler utilizado anteriormente possa ser reutilizado, porém, como o chip em si é mais fino a pressão exercida é maior.

A Intel, através de um comunicado enviado ao Tom’s Hardware, confirmou que ouviu os boatos sobre esse problema e que as investigações já foram iniciadas.

As especificações de design e diretrizes dos processadores Intel Core de 6º geração mantém-se inalteradas em relação à geração anterior e estão disponíveis para os fabricantes e parceiros.

O resumo da obra deixa claro que, à princípio, a Intel está jogando a responsabilidade para os fabricantes, que teriam desacatado algumas das diretrizes. 

Por enquanto a única recomendação para os usuários que possuem um processador Skylake é redobrar a atenção durante a instalação e transporte. Vamos ficar de olho no desfecho desse problema.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X