IFA 2015: Intel anuncia a família de processadores Skylake

IFA 2015: Intel anuncia a família de processadores Skylake

Após ter anunciado os dois primeiros modelos de alto desempenho da família Skylake (Core i7 6700K e Core i5-6600K), a Intel finalmente revelou novos detalhes das CPUs que compõem a família Skylake, que é subdividida em: Skylake-S, Skylake-U, Skylake-H, Skylake-H Xeon, e Skylake-Y, além do chipset Série 100 (B150, H110, Q150, Q170, Z150 e Z170).

A linha mais interessante sem sombra de dúvidas fica por conta dos 20 processadores Skylake-S, que são os modelos voltados para desktop, liderados pelo Core i7-6700K. Os processadores Skylake-S utilizam o socket LGA 1151, suporte para memórias DDR4, gráficos integrados HD 500, e suporte a tecnologias como USB 3.1, PCIe 4.0 e SATA Express.

As outras linhas, como o Skylake-H (Socket BGA 1440), são destinados para notebooks de alto desempenho , Skylake-U (Socket BGA 1356) para ultraportáteis e ultrabooks, Skylake-Y (BGA 1515)  para dispositivos com baixo consumo de energia e tablets.

As linhas destinadas aos dispositivos móveis contam com suporte as memórias LPDDR4, LPDDR3, Thunderbolt 3, USB 3.1, além de algumas melhorias em algumas tecnologias como Wireless Docking e WiDi Pro.

A Intel também aprenstou uma grande novidade em relação aos processadores Xeon, modelos como o E3-1500 M v5 é baseado na arquitetura Skylake, sob o processo de fabricação baseado em 14nm e estará disponível para dispositivos móveis. As grandes características dos processadores Xeon estão mantidas, como recursos de classe empresarial, segurança assistida por hardware, recursos Intel vPro, entre outros.

Com a crescente popularidade de criação digital (vídeos em 4K, design digitasl, etc), os engenheiros e profissionais mais criativos necessitam de maior capacidade em suas estações de trabalho, mas em um dispositivo móvel, disse a Intel através de um comunicado.

O grande salto de desempenho dos processadores Skylake, ficam por conta das suas versões mobile, oferecendo novos conceitos para esse setor, como por exemplo o Core i7-6820HK, primeiro processador móvel com o multiplicador desbloqueado, possibilitando que usuários e fabricantes possam realizar ajustes finos.

A companhia fez questão de enfatizar que os novos processadores são otimizados para o Windows 10, principalmente em tarefas como a Cortana e Windows Hello, embora claro que haja compatibilidade com os sistemas anteriores

Todos os modelos Skylake-S:

Todos os modelos Skylake-H

Todos os modelos Skylake-U:

Todos os modelos Skylake-Y:

A Intel também apresentou a 6º geração da família Intel Core M, destinado aos tablets, conversíveis, os processadores Core M3 (clock máximo de 850 MHz) M5 (clock máximo de 900 MHz), e Core M7 (clock máximo de 1 GHz) apresentam um TDP muito báixo, a partir de 3,5 Watts, permitindo design de refrigeração sem ventoinhas. De acordo com a Intel os novos processadores Core M, apresentam 40% mais desempenho em relação aos modelos atuais.

O Compute Stick, o PC de bolso da Intel que pode ser conectado em um Monitor ou TV através da porta HDMI também receberá uma atualização para o processador Core M, no entanto preço e informações detalhadas ainda não foram reveladas.

Provavelmente os processadores Skylake ainda irão demorar para se popularizar no mercado, embora o Core i7 6700K e o Core i5-6600K já estejam sendo vendidos, são modelos destinados a configurações mais robustas, tornando o preço final inviável para grande parte dos usuários, a grande gama de modelos embarcados em dispositivos mais modestos deve começar a aparecer em meados de outubro de 2015.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X