Especialista em segurança diz que derrubar as contas sociais do ISIS atrapalham as investigações

Especialista em segurança diz que derrubar as contas sociais do ISIS atrapalham as investigações

A guerra do Anonymous contra o Estado Islâmico devido aos ataques terroristas da última sexta-feira (13) em Paris, teve como ação inicial a derrubada de cerca de 5,5 mil contas no Twitter ligadas aos terroristas. Porém, alguns especialistas de segurança apontam que  este tipo de ação acaba atrapalhando as investigações.

O pesquisador de segurança Olivier Laurelli, por exemplo, defende essa tese. Em entrevista a agência AFP, o pesquisador diz que fechar essas contas é deixar a polícia surda e cega em relação a alguns assuntos. “Se conseguirmos perceber que uma pessoa envolvida num ataque tem uma ligação a outra pessoa, essa informação é importante para a polícia. O Twitter tem sido rápido a encerrar uma enorme quantidade de contas, mas não sei se isso é uma boa ideia”, completa Laurelli.

Esse mesmo ponto de vista é reforçado por um oficial de inteligência dos EUA ao site Mashable. “Os serviços de inteligência norte-americanos estão monitorando as contas do Estado Islâmico, tentando recolher informações sobre o grupo, como por exemplo, suas táticas e planos”, aponta o oficial que teve sua identidade preservada.

Por outro lado, alguns especialistas em mídia digital, afirmam categoricamente que o ISIS trabalha muito bem com as redes sociais, agindo sempre com ações coordenadas, que em muitos casos podem acabar confundindo em vez de realmente ajudar. Prova disso é que algumas investigações apontam que para manter comunicação o ISIS utilizou o PS4 e suas comunicações in-game para manter certo contato, graças à sua forte segurança, que dificultaria bastante o rastreamento em relação aos modos convencionais que muitos utilizam para se comunicar.

E, ao que tudo indica, essas ações de derrubar as contas sociais dos terroristas não irão parar nem tão cedo, já que além de promover os ataques, o Anonymous está divulgando algumas espécies de tutoriais para que mais e mais pessoas possam contribuir com essas ações.

Em sua opinião, derrubar as contas sociais nesse caso ajudam ou atrapalham? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X