Ataque terrorista em Paris: ministro da Bélgica diz que o ISIS utilizou o PS4 para manter comunicação

Ataque terrorista em Paris: ministro da Bélgica diz que o ISIS utilizou o PS4 para manter comunicação

O Estado Islâmico assumiu a autoria dos ataques terroristas que provocaram uma verdadeira chacina que aconteceu em Paris na última sexta-feira (13), resultando em 129 mortes, além de 352 pessoas feridas (99 permanecem em estado grave). A autoria dos ataques foram mencionadas durante um comunicado divulgado pelo grupo radical islâmico, confira abaixo:

Oito irmãos, com explosivos na cintura e fuzis AK-47, fizeram vítimas em lugares escolhidos previamente e que se localizam no coração de Paris. O primeiro foi no estádio da França, na hora do amistoso entre França e Alemanha, que era assistidos pelo imbecil François Hollande; o segundo foi a casa de shows Bataclan, onde estavam reunidos centenas de idólatras em uma festa de perversidade, assim como outros alvos no 10º arrondissement e isso tudo simultaneamente. Paris tremou sob seus pés e as ruas se tornaram estreitas para eles. O resultado é de no mínimo 200 mortos e muitos mais feridos. A gloria e mérito pertencem a Alá”, diz o comunicado.

As investigações referentes ao atentado não param e boa parte delas estão focando na forma como o ataque foi planejado. De acordo com Ene Jambon, ministro da Bélgica, o ISIS ( Estado Islâmico do Iraque e do Levante) utilizou por diversas vezes o chat do PS4 para manterem comunicação. Por mais que possa ser peculiar acreditar em tal ponto de vista, a comunicação de voz baseada em IP oferecida em consoles como o PS4 são muito mais dificies de serem interceptadas, em relação a navegação na intennet, telefones celulares, e-mails, etc.

O Playstation 4 é muito mais difícil de rastrear do que o Whattsapp, afirma Ene Jambon

Até o presente momento não está claro como que essa comunicação teria sido feita, porém os pontos básicos para essa comunicação são as mensagens de texto, chat de voz através da Playstation Network em um jogo específico. Graças ao grande leque de jogos que oferecem comunicação interna, a investigação torna-se ainda mais complicada. A Forbes ainda ressalta que alguns métodos para essa comunicação também estariam usados a códigos pré-estabelecidos pelos terroristas, como por exemplo uma certa quantidade de tiros na parede no Call of Duty por exemplo.

Até o momento um PS4 foi apreendido em Bruxelas, e a investigação já está em andamento.

Fonte: International Business Times, G1, Geek

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X