Fundador do WikiLeaks diz que a NSA intercepta 98% das comunicações feitas na América do Sul

Fundador do WikiLeaks diz que a NSA intercepta 98% das comunicações feitas na América do Sul

O polêmico Julian Assange, fundador do WikiLeaks, a famosa fundação sem fins lucrativos localizada na Suécia, que publica em seu site documentos e informações confidenciais ligadas principalmente as questões governamentais, disse em uma entrevista concedida ao site de notícias chileno ElMostrador, que a NSA, intercepta 98% das comunicações realizadas na América do Sul. Como você já deve saber a NSA é a popular agência de segurança americana que ganhou os holofotes da mídia desde que Edward Snowden delatou todas as barbaridades relacionadas ao monitoramento mundial realizado pela agência.

Julian Assange

A teoria propagada por Assange baseia-se no grande momento que as redes sociais ostentam atualmente, tornando-se mais um canal de comunicação para as maiores companhias em todo o mundo, e como as maiores redes sociais do mundo tem a sua administração feita nos EUA, de modo que os executivos por lá usem os famosos métodos de pressão utilizada pela NSA para conseguir certas informações. 

Antes que algumas pessoas desconfiem do relato de Assange, alguns fatos podem reforçar essa ideia. O próprio WikiLeaks divulgou recentemente alguns documentos que mostra que a presidente do nosso país, Dilma Roussef e outros membro do seu gabinete foram grampeados, como parte de um programa de monitoramento de governos estrangeiros. Esse monitoramento foi realizado em 2011, mas obviamente que uma situação dessa não teve e nunca terá um final, está bem claro que a NSAque age como uma espécie de “laranja” para os EUA, está envolvido com todos os casos atuais de monitoramento global. Na ocasião do vazamento dos documentos, Assange disse que “a divulgação mostra que os EUA terão que percorrer um longo caminho para provar que sua vigilância contra governos aliados acabou”.

Lista de autoridades brasileiras com telefones grampeados:

  • Dilma Rousseff, presidente
  • Nélson Barbosa, ministro do Planejamento, na época era secretário executivo do Ministério da Fazenda
  • Antonio Palocci, ex-chefe da Casa Civil
  • Luiz Alberto Figueiredo, atual embaixador brasileiro nos EUA
  • José Eliton Carvalho Siqueira, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional
  • André Amado, diplomata da Subsecretaria de Ambiente e Tecnologia
  • Everton Vargas, ex-embaixador do Brasil em Berlim
  • Fernando Meirelles de Azevedo Pimentel, subsecretário de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda
  • José Maurício Bustani, embaixador do Brasil na França, que foi removido da Diretoria da Organização Internacional para Proibição de Armas Químicas por pressão do governo norte-americano
  • Luiz Awazu Pereira da Silva, ex-diretor da área internacional do Banco Central
  • Luiz Balduíno, atual secretário de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda
  • Luiz Filipe de Macêdo Soares, ex-representante permanente do Brasil junto à conferência de desarmamento, em Genebra
  • Marcos Raposo, ex-embaixador do Brasil no México e chefe do cerimonial da Presidência da República
  • Paulo Cordeiro, da Secretaria de Assuntos Políticos
  • Roberto Doring, assessor do ministro das Relações Exteriores
  • Valdemar Leão, assessor financeiro do Itamaraty

Essa nova revelação envolvendo toda a América Latina, com grande destaque para o Brasil, foi completamente esquecida na visita recente de Dilma Roussef ao presidente Barack Obama, que tem como uma de suas habilidades a capacidade de “contornar e não quebrar”, e simplesmente por como superado qualquer empecilho entre as duas nações.

Dilma e Obama no encontro realizado pelos dois presidentes  na Casa Branca na semana passada

Abaixo deixo para você um vídeo sensacional de Mikko Hypponen, um dos grandes experts em cibersegurança, que através de uma palestra realizada em 2013 no evento TED, já alertava a grande bola de neve que a NSA se tornaria depois que Snowden escancarou as práticas realizadas na agência.

Qual a sua opinião sobre as declarações de Assange em relação ao monitoramento realizado pela NSA? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X