Seu computador pode estar sendo usado para minerar Litecoins para o uTorrent

Seu computador pode estar sendo usado para minerar Litecoins para o uTorrent

O usuário “Groundrunner” do fórum do uTorrent, um dos mais populares clientes de torrente, delatou que o software vem com um minerador de Litecoins, criptomeda no estilo do Bitcoins “escondido”. A palavra escondida veio entre aspas porque a própria empresa responsável pelo uTorrent reconheceu abertamente a presença de um programa de mineração na nova versão do programa (3.4.2), tanto que ele é mencionado em alguns casos durante o processo de instalação. Fizemos a instalação do Bitorrent e nos termos de contrato não aparece a menção ao software minerador, enquanto para outros usuários que estão reclamando do problema pela internet aparece claramente o nome o EpicScale que é o nome do software minerador. Que além de mineração de criptomeadas é utilizado para resolver problemas matemáticos para a previsão do termpo e simulações físicas. Confira abaixo:  

Através deste software é possível gerar Litecoins com a realização de cálculos computacionais complexos, com a ajuda dos processadores dos usuários do uTorrent.

O processo ocorre da seguinte forma, quando instalamos a última versão do uTorrent, entra em jogo o Epic Scale, que começa a consumir recursos de processamento da CPU para minerar Litecoins, que de acordo com empresa é uma forma de abrir caminho para gerar renda para suas “iniciativas filantrópicas”.

Toda essa repercussão começou quando o usuário do fórum mencionado no início do texto disse que tinha percebido que o computador começou a ter um alto uso da CPU em modo ocioso e constatou que estava vindo do uTorrent, que alias sempre carregou a premissa de ser um software com baixo uso de recursos da máquina.

O uTorrent se pronunciou ao The Next Web, dizendo que o EpicScale não está secretamente instalado, como alguns estão afirmando. Essas pessoas provavelmente já aceitaram a oferta durante a instalação do uTorrent. 

Caso você queria constatar se a sua versão do uTorrent está com o programa de mineração incluído e deseja retirá-lo é só excluir a pasta ProgramData\EpicScale. 

Antes de encerrar queria que você deixasse a sua opinião para que lado dessa história você está. Alguns usuários dizem que como o programa é gratuito não é nada demais que incluam algum recurso para a colaboração com algum projeto da empresa, outros dizem que como a menção ao EpicScale ocorreu dentro do processo de instalação junto com inúmeras e inúmeras informações é praticamente certo que todos os usuários irão instalar, já que poucas pessoas leem os termos e acabam instalando softwares adicionais como já ocorre com barras de navegação por exemplo. Se fosse realmente para uma ação filantrópicas, nobre ou qualquer outra que seja, deveria estar mais claro que a mineração iria ocorrer. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X