Samsung Z1 é o primeiro smartphone com o sistema operacional Tizen

Samsung Z1 é o primeiro smartphone com o sistema operacional Tizen

Ontem (22) ocorreu um evento à portas fechadas por parte da Samsung da Índia e, ao que tudo indica, foi para revelar aos parceiros no país o seu mais novo smartphone e que possui como principal característica o seu sistema operacional, que é o Tizen, desenvolvido pela própria sul-coreana. Logo após o evento, o site Sam Mobile publicou diversas informações que foram vazadas por um dos presentes. Assim, pudemos conhecer o Samsung Z1, primeiro smartphone da gigante sul-coreana a rodar o seu OS, o Tizen.

Infelizmente, pelas fotos, podemos constatar que a empresa não inovou em quase nada. O Tizen OS usa uma versão da TouchWiz bem parecida com a que roda no Android e até o design do dispositivo é igual aos demais da linha Galaxy. Na minha opinião, a Samsung deveria investir um um novo design para seus usuários e também numa nova interface, já que a TouchWiz recebe inúmeras críticas. Não à toa ela vem caindo em popularidade e os rendimentos da empresa já não são mais os mesmos com a linha Galaxy. Outra coisa que ficou claro através das fotos é que o Samsung Z1 tem uma traseira com acabamento em plástico.

As similaridades não param por aí. O Tizen OS possui o mesmo esquema de economia de energia que é usado nos outros smartphones da Samsung, chamado de Ultra Power Saving Mode, que desliga as cores da tela. Você pode também salvar páginas da web para ver offline, tem acesso ao HERE Maps, ao modo Auto Selfie da câmera e também a um configuração específica que otimiza o sensor em locais pouco iluminados.

Além das características já mencionadas acima, o Samsung Z1 traz ainda outras similaridades com os dispositivos da empresa que rodam Android. Por exemplo, ele possui também o tradicional botão central, que leva até a tela inicial do sistema. Esse botão central é acompanhado também por dois botões virtuais, um para voltar e o outro para abrir o menu. Na traseira encontramos o acabamento em plástico, os alto-falantes e uma câmera de apenas 3 MP e com flash LED. A câmera frontal é VGA. Confira as especificações técnicas completas:

  • Tela: 4 polegadas TFT com resolução de 800×480 pixels
  • Processador: Dual-core de 1,2 GHz
  • RAM: 768 MB
  • Armazenamento: 4 GB com expansão via micro SD (até 32 GB)
  • Bateria: 1.500 mAh
  • Câmeras: 3 MP traseira com flash e VGA frontal
  • Conectividade: 3G, WiFi b/g/n, A-GPS, Rádio FM, Bluetooth 4.0
  • Extras: dual-SIM e HERE Maps
  • SO: Tizen 2.3

Como se pode ver o Samsung Z1 é um aparelho de entrada e voltado para mercados emergentes, como a Índia. Segundo os boatos, lá a Samsung fez parcerias com as operadoras para oferecer um pacote de internet de 500 MB mensais pelo período de 6 meses. Nada foi falado do preço, porém podemos imaginar que ee não será muito alto, tendo em vista as suas configurações de hardware. Infelizmente, também, não foi agendada nenhuma data de lançamento, nem para a Índia nem global. Portanto, não temos como saber se ele chegará a ser comercializado no Brasil. Em caso positivo, a Samsung terá que fazer um intenso trabalho de marketing por aqui se quiser vender, já que a imagem da marca por essas bandas já está defasada e há opções bem boas pelo preço de R$ 300~400, como o Lumia 530 e o Moto E.

E você, o que achou do Samsung Z1?

Fonte: Sam Mobile

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X