Para Elon Musk, Inteligência Artificial é a verdadeira ameaça para a sobrevivência da humanidade

Para Elon Musk, Inteligência Artificial é a verdadeira ameaça para a sobrevivência da humanidade

Elon Musk é um empresário e bilionário sul-africano que é amado por 11 de cada 10 nerds/geeks. Ele é considerado o Tony Stark da vida real. Jovem (ele tem apenas 43 anos), carismático, rico e investindo em campos da ciência e tecnologia. Com apenas 11 anos ele criou o seu próprio console de videogame, se tornou milionário com apenas 28 anos e ganhou a fama depois de estruturar empresas como PayPal, Tesla Motors (responsável pelos carros elétricos de alto padrão) e a SpaceX, sua mais ousada investida e que atua no ramo de foguetes espaciais e é atualmente contratada pela NASA. É de se imaginar que um cara tão envolvido com tecnologias de vanguarda seria a favor de uma Inteligência Artificial realmente inteligente, não? Mas não foi isso que ele disse para estudantes do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Máquinas com verdadeira Inteligência Artificial são o sonho das pessoas desde o começo do século passado. Desenhos animados como os Jetsons e filmes como I.A – Inteligência Artificial (2001) e Her (2013) descrevem muito bem esse fascínio do ser humano por máquinas com personalidades mais humanas. Atualmente, o mais próximo que chegamos disso são com as assistentes pessoais Siri e Cortana, que ainda estão engatinhando ainda nesse campo. Porém, Elon Musk disse que uma inteligência artificial desse nível seria a real ameaça para a sobrevivência da raça humana. Veja o que ele disse:

Nós devemos ter muito cuidado com a inteligência artificial. Se eu tivesse que palpitar sobre qual é a principal ameaça à nossa existência, acho que seria essa. Precisamos ser cuidadosos. Estou cada vez mais inclinado a achar que deveria haver alguma espécie de regulamentação, talvez em nível nacional e internacional, para garantir que não façamos algo muito estúpido.

Sua preocupação é tão séria que em agosto ele disse que começou a investir no setor de inteligência artificial “mais para acompanhar o que está acontecendo do que em busca de retornos financeiros“. Podem parecer contraditórias essas declarações, já que ele, ao lado de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e do ator Ashton Kutcher fundaram a Vicarious, uma empresa que busca criar um computador capaz de funcionar semelhante ao cérebro humano. Atualmente, há muitos cientistas por lá trabalhando em modelos matemáticos que simulam algumas partes do cérebro, como a visão, partes motoras e a parte referente à linguagem, fala e comunicação.

Nessa mesma palestra, ele ainda soltou a seguinte declaração:

Estamos invocando o demônio com a inteligência artificial. Em todas essas histórias onde existe um cara com um pentagrama e água benta, ele tem certeza que consegue controlar o demônio. Mas não funciona.

E aí, você acha que isso é paranóia do Elon Musk ou seria realmente perigoso desenvolver uma inteligência artificial realmente avançada e que pensasse como os seres humanos? A ideia de uma “Skynet” é viável de acontecer? Na minha opinião, ele anda assistindo muito Exterminador do Futuro e Eu, Robô. Deixe a sua opinião nos comentários.

 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X