Nova animação da Disney, Big Hero 6, usou um supercomputador de 55 mil núcleos

Nova animação da Disney, Big Hero 6, usou um supercomputador de 55 mil núcleos

Essa semana estreou, no 27º Festival de Cinema de Tóquio, a nova animação da Disney, chamado de Big Hero 6. No Brasil, esse novo filme chegará apenas em dezembro com o nome “Operação Big Hero 6”. Um fato curioso a respeito da produção desse filme é que os estúdios Disney usaram um supercomputador com 55 mil núcleos para renderizar a produção. Este supercomputador está localizado em quatro locais diferentes. Ele possibilitou que os estúdios usassem novas formas de tratamento da luz bem como usassem novas técnicas de animação.

Andy Hendrickson, diretor de tecnologia do Walt Disney Animation Studios, disse que o filme foi praticamente renderizado em um programa beta, dado o grande número de técnicas nunca usadas antes na produção de filmes 3D. O nome da ferramenta exclusiva e que exigiu tamanho poder computacional é Hyperion e é tão poderosa que poderia renderizar o filme Enrolados (2010) completamente em apenas 10 dias. Um filme mais recente, como Os Croods (2013), feito pela Dreamworks, levaria cerca de 80 dias para ser renderizado do zero pelo Hyperion.

Porém, o Hyperion foi usado para atuar em áreas que poucas pessoas, a não ser quem trabalha com animações 3D, perceberão. Ele trabalha com uma nova forma de lidar com a luz da animação de maneira geral, tratando ela em tempo real e também cuidando da forma como ela reflete nos objetos. Isso diminui o trabalho dos animadores que antes precisavam ficar fazendo correções na iluminação das cenas, frame por frame, acrescentando fontes secundárias de luz.

Kyle Odermatt, supervisor de efeitos visuais ainda explicou que o Hyperion foi o responsável por gerar os 83 mil edifícios, 260 mil árvores, 215 mil postes e 100 mil veículos que aparecem na cidade fictícia do filme, que é uma mistura de San Francisco com Tóquio. Já o programa Denizen, que é outro software de criação e exclusivo da Disney, foi o responsável por criar todos os figurantes que aparecem no longa, além de gerar as multidões. Eles precisaram investir em sistemas automatizados para conseguir gerenciar o tal supercomputador de 55 mil núcleos. Visto que ele é formado por quatro ilhas de renderização, localizadas em lugares distintos, o software Coda gerencia, em tempo real, todos os recursos do computador e suas mais de 1,1 milhão de horas de renderização por dia. De fato, foi preciso um investimento alto nesta supermáquina. Seria impossível gerenciar todos os recursos de maneira manual.

O filme Big Hero 6 é baseado num quadrinho da Marvel e tem como protagonistas um garoto de 14 anos e seu robô inflável. Ele tem como característica a forte influência da cultura pop japonesa e a fascinação deles pela tecnologia. Abaixo, postamos o trailer dessa nova animação que chega ao Brasil no fim do ano. Quando forem assistir esse filme nos cinemas, lembre-se que foi necessário um supercomputador com 55 mil núcleos para renderizá-lo.

Via Engadget

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