Alguns recursos do Windows 8 Enterprise

A Microsoft anunciou oficialmente por esses dias as edições do Windows 8 que estarão disponíveis no varejo, sendo apenas duas: a comum e a Pro. A terceira edição é o Windows RT, nome do Windows compilado para ARM (o que será usado nos tablets). Agora detalharam um pouco mais sobre o quarto membro da família: o Windows 8 Enterprise.

A versão Enterprise do Windows não é vendida para pessoas no mercado comum. Ela é fornecida para empresas mediante um contrato especial (Software Assurance). Normalmente só é usada por grandes corporações.

Entre os recursos exclusivos do Windows 8 Enterprise o que mais chama a atenção é o Windows To Go, que infelizmente não estará disponível nas edições para consumidores comuns.

O Windows To Go permite instalar o Windows num pendrive. O recurso favorece cenários em que o funcionário utiliza tanto um computador da empresa como um pessoal, tendo todos os dados num pendrive próprio que funciona em qualquer computador ou notebook, evitando o compartilhamento de informações sensíveis em sistemas alheios. O sistema detecta o hardware na primeira inicialização, salvando a configuração na primeira vez que rodar num dispositivo diferente – sendo assim, os próximos carregamentos devem ser mais rápidos.

No mundo livre isso é natural para muitas distros Linux, mas no Windows é a primeira vez que o recurso aparece oficialmente. Dá para criar um liveCD com algumas versões do Windows, mas a experiência fica comprometida e a falta de suporte prejudica o uso de certos aplicativos.

Alguns dos outros recursos do Enterprise:

  • DirectAccess, que fornece acesso remoto direto a mais recursos do sistema numa rede corporativa, sem precisar de uma nova VPN. Administradores poderão manter os PCs dos usuários aplicando atualizações de software e políticas, num sistema que funciona com a estrutura atual do IPv4, sem grandes mudanças na infraestrutura.
  • O BranchCache permite que os PCs dos usuários armazenem dados de cache dos servidores centrais, evitando downloads repetidos através da WAN. Junto com o recém anunciado Windows Server 2012 (a versão do 8 para servidores) isso poupará bastante o consumo de banda nas redes corporativas.
  • O AppLocker aprimorado permite restringir os programas e scripts que os usuários ou grupos podem rodar. Além de potencialmente acabar com malwares e vírus (pelo menos os que são instalados pelos usuários, clicando em alguma coisa…) o AppLocker garante que apenas os aplicativos permitidos serão abertos, evitando distração durante o serviço.

Há ainda melhorias no RemoteFX/VDI, que permitem usar gráficos 3D, dispositivos USB e telas de toque através da rede (LAN ou WAN). Um sistema especial permitirá carregar aplicativos Metro empresariais entre tablets com Windows 8 Enterprise e PCs conectados ao domínio. Isso contornará a limitação do Windows 8 tradicional de só rodar aplicativos Metro que estejam disponíveis na Windows Store. Empresas poderão manter uma espécie de repositório próprio.

Os termos do acordo com as empresas que usam o Windows Enterprise também foram alterados para esta versão, sendo ampliados para garantir o uso do Windows To Go e de acesso remoto ao Windows RT.

Há mais detalhes no blog da equipe do Windows. Particularmente eu adoraria que o Windows To Go fosse liberado na versão Pro, nem que limitasse a quantidade de dispositivos e exigisse ativação em cada um deles, mas…

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X