Apple vence guerra judicial e pode banir produtos com Android da HTC nos EUA

E a guerra de patentes continua, com bombas e balas perdidas para todos os lados. A Apple ganhou uma disputa contra a HTC nos Estados Unidos, que impedirá a importação de smartphones com Android da HTC por lá a partir de abril de 2012 – ao menos se a decisão for mantida e nada for feito para mudar a situação.

A patente infringida é de 1999, bem antes do iOS surgir. É aquele mesmo tipo de patente para coisas simples, muito questionáveis. Ela trata de um sistema ou dispositivo capaz de percorrer textos em busca de dados contextuais, podendo realizar algumas ações com o que encontrar – como por exemplo, fazer uma ligação para um número. Vendo em detalhes no material da patente dá para ficar doido com essas “invenções patenteadas”. De qualquer forma, a ITC (International Trade Commission) deu vitória à Apple.

Mas o problema pode ser menor do que parece. Para amenizar, violações em outras patentes envolvidas no processo foram descartadas. Por um comunicado de imprensa a HTC comentou que a patente que sobrou afeta apenas uma pequena parte da experiência de uso da interface, e que o recurso será removido ou alterado em todos os seus produtos “em breve”.

Pelo que parece esse problema é do Android (e provavelmente vários outros sistemas também), então não será surpresa se o Google decidir ajudar.

Apesar de processada por vários lados, a HTC não tem tanto medo assim e também já processou a Apple. Dois casos mais famosos foram quando ela usou patentes da então S3 Graphics, e depois algumas do Google, adquiridas na compra da Motorola Mobility.

Quanto ao caso de agora, a Apple ainda comenta: “Achamos que a competição é saudável mas os competidores devem criar suas próprias tecnologias originais, não roubar a nossa”.

Até 19 de abril de 2012, data em que a proibição passa a valer se a medida continuar de pé, muito provavelmente a HTC (e talvez Google) terá se livrado dessa pequena pedra no sapato.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X