Lançado Linux Mint 12: uma opção moderna com recursos mais tradicionais

Lançado Linux Mint 12: uma opção moderna com recursos mais tradicionais

Há alguns dias foi publicado o Release Candidate do Mint 12. Agora chegou a versão final, que salvo alguns problemas, é considerada estável.

O Mint é baseado no Ubuntu mas vem com um menu “iniciar” diferente e outras melhorias, desde os tempos do GNOME 2.x. Com o GNOME 3 e sua polêmica interface GNOME Shell, além do Unity do Ubuntu, a comunidade em torno do GNOME ficou dividida. Muita gente simplesmente não curtiu o novo visual, já que a forma de trabalho foi radicalmente alterada. Isso parece ser responsável até mesmo pela queda de popularidade do Ubuntu, que tem ficado mais visível desde a adoção do Unity.

Nesse mundo de opções livres muitos também não gostam do KDE 4.x nem do Xfce ou de outros ambientes menores. O Mint 12 vem com uma proposta interessante para seu público, que pode agradar até mesmo usuários de outras distros insatisfeitos com as versões atuais dos seus ambientes preferidos. Ele traz o GNOME 3, porém com uma interface mais próxima daquilo que ele já usava nas versões anteriores. Resumindo muito: temos o GNOME 3 com extensões do Mint, ficando assim:

Mint 12 - Lisa

Isso se dá graças ao trabalho dos produtores no MGSE – Mint GNOME Shell Extensions. Toda a base do GNOME 3 é atual e a mesma original. Os componentes do Mint podem inclusive ser desativados, dando a possibilidade de usar o GNOME 3 em sua forma completa. 

Como se não bastasse, o Mint investe também no MATE, um fork do GNOME 2.x. O MATE atende a todos os que queriam o GNOME 2, visto que ele deixou de ser desenvolvido e o GNOME 3 não pretende suportar o visual antigo por muito tempo.

MATE: o fork do GNOME 2 no Mint

Como se vê nas imagens (com GNOME 3 e MATE) o objetivo do Mint é manter o visual tradicional, ao mesmo tempo que aproveita as novas tecnologias, como as versões atuais das bibliotecas. Isso permite ter um sistema atual, capaz de rodar os programas recentes sem complicação, ao mesmo tempo sem precisar sacrificar a experiência de uso.

A lista de novidades tem mais screenshots. O anúncio conta com os links de download, incluindo diversos mirrors.

Pelo que parece o Mint tem tudo para agradar os órfãos do GNOME e do Ubuntu, eventualmente conquistando usuários de outras distros também. Se o hardware não suportar o GNOME 3, usar o MATE pode ser a saída.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X