Plasma Active One: lançado novo sistema/ambiente para tablets, um projeto do KDE

Plasma Active One: lançado novo sistema/ambiente para tablets, um projeto do KDE

Foi lançado ontem o Plasma Active One: um grande marco na história do KDE. O Plasma Active é um ambiente baseado em Linux praticamente completo para tablets e dispositivos com tela de toque em geral.

Plasma Active

Além de um lançador de aplicativos e botões grandes na interface (para toques) um dos destaques se dá nas “atividades”, que são grupos de programas relacionados. O usuário cria uma atividade e adiciona conteúdo à mesma: sites ou imagens, documentos, outros programas, etc.

Lançador de aplicativos

Compartilhando uma imagem

O sistema conta com inúmeros softwares disponíveis, embora nem todos são próprios para uso com telas de toque. Ele também pode rodar programas comuns para Linux, com uma certa preferência para os aplicativos do KDE ou outros com base em Qt – afinal não deixa de ser como uma distro Linux específica. Mais de 95% do código é compartilhado entre o Plasma Desktop (que forma o KDE tradicional) e Plasma Netbook, garantindo uma boa integração com outros aplicativos.

Navegador web

As imagens prontas foram testadas em tablets como o WeTab, ViewSonic ViewPad, ExoPC e o Lenovo Ideapad. Mais informações sobre dispositivos compatíveis estão neste link. Ele deve funcionar bem em outros tablets com processadores x86, desde que não tenham restrições no carregamento de outros sistemas ou boot via USB. O suporte a ARM ainda está em desenvolvimento, mas o Plasma Active já chegou a funcionar e ser instalado no Nokia N900 também.

Há mais detalhes no anúncio. Interessados podem obter uma imagem de instalação pronta. Em geral basta criar um pendrive bootável com a ISO, plugá-lo no tablet, reiniciar o aparelho e seguir as instruções na tela – exatamente como seria num PC. Algumas considerações sobre o uso em máquinas virtuais também foram publicadas; numa máquina virtual fica mais fácil testar o sistema, embora parte da usabilidade do mesmo se dá com os recursos de toque, então não terá tanta “graça” ao rodá-lo num desktop comum.

Em dezembro chega o Plasma Active Two, com mais melhorias. Em meio a tantos tablets, especialmente iPad e os modelos com Android, o Plasma Active parece promissor. Além dos entusiastas e desenvolvedores, será interessante se fabricantes de tablets se interessarem pelo sistema, algo que os produtores pretendem conseguir.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X