Windows 8 irá melhorar radicalmente a tela de cópia de arquivos

Windows 8 irá melhorar radicalmente a tela de cópia de arquivos

Mais um post do blog Building Windows 8: a cópia de arquivos no Windows Explorer.

Copiar e mover arquivos no Windows é uma tarefa que não mudou muito desde o Windows 9x… O Vista e 7 apresentaram alguns progressos, mas ainda assim a experiência acaba sendo chata em alguns casos. No Windows 8 muita coisa vai mudar na janela de progresso da cópia. Será possível ver a taxa de transferência de dados, pausar e continuar cópias e decidir melhor quais versões de arquivos serão copiadas ou movidas quando já existir algo com o mesmo nome na pasta de destino. Além disso as famosas telinhas que ficam questionando se você tem certeza… serão, em boa parte, eliminadas.

A Microsoft divulgou que cerca de 50% do tempo dos usuários realizando comandos no Windows Explorer se dá em tarefas de cópia e mudança de local dos arquivos. Esse dado foi obtido por telemetria entre usuários participantes do projeto de feedback no Windows 7. Metade das operações são rápidas, levando algo como 10 segundos para completar, mas algumas, cerca de 20%, duram mais de 2 minutos. Também pelos dados obtidos viram que cerca de 5,61% das cópias falharam por algum motivo ou foram canceladas. Resumindo, a experiência de uso não é tão agradável assim. A MS reconhece que o Explorer não é otimizado para lidar com várias cópias ao mesmo tempo nem grandes quantidades de dados.

A estimativa de tempo é complicada e uma série de outras coisas poderiam ser melhores. Quem copia grandes quantidades de arquivos também sofre, e muitas vezes recorre a programas de terceiros para isso. Hoje em dia até mesmo usuários comuns precisam lidar com volumes grandes de dados, já que as câmeras compactas gravam fotos em alta resolução e vídeos HD, que rapidamente ocupam vários GB.

Com base nisso o Windows 8 oferecerá uma interface melhor para as tarefas com arquivos. Não substituirá os programas dedicados a entusiastas, mas será perfeito para a maioria das pessoas.

No vídeo abaixo a nova janela de progresso é exibida na prática:

Download do vídeo

As ações serão exibidas numa mesma janela, permitindo pausar e acompanhar mais detalhes:

Nova janela de cópia no Windows 8

Nova janela de cópia no Windows 8, com uma cópia em pausa

Entre os detalhes está um grande gráfico com a taxa de transferência obtida durante a cópia, uma informação interessante que ajuda a entender a estimativa de tempo restante.

Gráfico com detalhes da cópia, destacando a taxa de transferência

Muita gente faz piada com a estimativa de tempo, que pode pular de segundos para várias horas até no Windows 7. Ela geralmente se baseia na taxa de transferência instantânea, do momento, mas não é possível obter uma precisão exata. Por exemplo, o usuário pode abrir outro programa ou fazer outra cópia, o que afetará a taxa de transferência do HD. Ou ainda o anti-vírus pode começar a verificar algum arquivo, um programa em segundo plano pode exigir mais processamento ou tentar ler arquivos grandes dele… Enfim, a taxa de transferência nunca é uniforme por uma série de razões, dificultando a estimativa do tempo para concluir a cópia.

Com a nova tela o usuário poderá priorizar cópias, simplesmente pausando as demais. A velocidade tende a aumentar, é claro:

Ao pausar as demais, note o aumento na velocidade da primeira

Outro recurso digno de nota, um dos melhores por sinal, é a tela para substituição de arquivos que já existem na pasta de destino. Com frequencia usuários do Windows 7 caem numa tela como essa:

Tela de substituição de arquivos no Windows 7: experiência negativa

Por um bug estranho ou falha de fabricação mesmo, a segunda imagem não aparece, dificultando a identificação da mesma. Muitas vezes pode ser algo que não tem nada a ver com a imagem a ser copiada, apenas mantém o mesmo nome. Em outros casos é uma versão editada ou recortada, e nem sempre o tamanho do arquivo ajuda a identificar.

A nova tela é bem mais prática ao lidar com fotos. Ela permitirá escolher os arquivos em conflito, dando a opção de manter ambos, bastando marcar as caixinhas.

Tela da substituição dos arquivos no Windows 8: bem melhor!

Enfim, esses são recursos simples, aparentemente pequenos, mas que farão muita diferença no uso do Windows 8 no dia-a-dia.

Assim como a demonstração do USB 3.0 no Windows 8, o post sobre as cópias de arquivos ainda não foi traduzido no blog em português.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X