Bomba: Google anuncia compra da Motorola Mobility

O Google anunciou a compra da Motorola Mobility (divisão de smartphones/tablets dela), numa ação que pode ser um dos grandes passos rumo à luta contra a Apple, Microsoft e outras para garantir a distribuição comercial do Android.

Segundo o The Wall Street Journal o gigante pagará cerca de $40 por ação em dinheiro, cerca de 12,5 bilhões de dólares norte-americanos. Isso corresponde a um ágio de 63% sobre o valor de fechamento da ação da Motorola na bolsa de New York (da sexta-feira, dia 12).

Apesar de ser proprietário do Android e licenciá-lo a parceiros de hardware, o Google não faz seu próprio celular, usando parceiras como HTC e Samsung para os modelos ‘top’ oficiais. Agora, com uma fabricante de hardware nas mãos, algo mais interessante pode aparecer. A conclusão da compra deve ocorrer no final de 2011 ou início de 2012.

No blog do Google o CEO da empresa, Larry Page, comenta pessoalmente a aquisição, comentando a qualidade e recursos do Android e os benefícios da Motorola para o mesmo. Segundo ele a empresa terá operação separada, o Android continuará sendo o que é, parcialmente aberto.

A compra não afetará o licenciamento do Android para outros fabricantes, muito pelo contrário: a ideia é incentivá-los a ter forças para usar o mesmo, uma vez que atualmente a pressão da Apple é muito grande. Ela conseguiu proibir a venda do Galaxy Tab 10.1 na Europa, que vem com Android, e luta para derrubar o Xoom – mesmo alegando questões como o layout, o fato é que ela tem reclamações contra outros fabricantes por violações de patentes cometidas pelo Android.

Com a Motorola Mobility nas mãos o Google deve ter mais força nessa área, podendo inclusive atacar os fabricantes que vão contra o Android com outras patentes (genéricas ou não) que porventura a Motorola possua.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X