Google exibirá aviso de malware ao ser acessado por conexões comprometidas

Google exibirá aviso de malware ao ser acessado por conexões comprometidas

Não se assuste se ver uma barra amarela no Google dizendo que seu computador parece estar infectado. Este é um novo recurso do buscador para alertar sobre algumas conexões comprometidas:

Google: seu computador parece estar infectado

Uma categoria de malware tenta parecer inofensiva enquanto rouba seus dados pessoais enviados pela internet: alguns programas modificam as configurações do sistema para que seu navegador passe a usar um servidor proxy. Todo o acesso é então registrado, depois os ladrões aproveitam os dados que conseguirem interceptar.

O pessoal do Google observou algumas formas não tão usuais de tráfego nos seus servidores. Analisando a questão, os pacotes e as redes, chegaram à conclusão de que o problema existe e não é pequeno. Por isso mostrarão este aviso ao enviar a página de resultados para os servidores maliciosos detectados.

Além do anúncio, há dicas de como se proteger de malware na página de ajuda. Em geral os malwares são para Windows, mas outros sistemas não ficam de fora, é só lembrar do falso anti-vírus MacDefender, que captava usuários também pelos sites de busca.

No entanto, uma coisa pode reduzir a eficácia desse aviso no Google. Muitos malwares divulgam suas propagandas justamente nesse sentido: “seu computador está infectado, clique aqui para resolver o problema”. E nisso o malware ou vírus ganha a confiança e a instalação dos usuários leigos – e olha que são muitos. A credibilidade desse tipo de mensagem é baixa entre usuários mais práticos, então pode ser que muitos desconfiem do aviso nas buscas do Google achando que o aviso é justamente um malware.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X