Apple lança atualização que remove o Mac Defender, e mais

Apple lança atualização que remove o Mac Defender, e mais

Recentemente o caso do Mac Defender fez um grande barulho entre os fãs da Apple e usuários de Mac: um software falso se passava como verdadeiro, oferecendo proteção como se fosse um anti-vírus. A interface era bem trabalhada e tudo mais. Junto com divulgação expressiva em sites de busca a quantidade de infectados foi bem grande, causando um certo pânico numa comunidade que não está acostumada com “vírus” e “malwares”.

Como um anti-vírus, ele apresentava falsos problemas e, para corrigi-los, era necessário pagar. Aí que entra o objetivo: roubar dinheiro ou informações de números de cartões de crédito dos usuários.

Inicialmente a reação da Apple não foi das melhores, mas mudou em seguida com uma promessa de remoção do malware além de dicas para remoção manual. E agora essa promessa foi cumprida por meio de uma atualização.

A atualização de segurança identificada por 2011-03 foi publicada ontem.

Atualização contra o Mac Defender

Ela adiciona a identificação do Mac Defender e algumas variantes na quarentena de arquivos, um recurso do Mac que exibe um alerta ao rodar um arquivo marcado como malicioso. Ele não é muito utilizado, pelo menos não era até então. Além de alertar o usuário caso o arquivo seja baixado, a atualização removerá o Mac Defender previamente instalado.

Aviso ao tentar abrir o MacDefender

De quebra a lista de definição de malwares será atualizada diariamente no Mac OS X 10.6.7 ou superior. Quem quiser poderá desativar a verificação na seção de segurança, nas opções.

Isso abre margem para uma preparação para o futuro, onde novos malwares e/ou vírus sejam evitados forma mais eficiente pelo sistema.

Pelo menos o barulho causdo pelo Mac Defender serviu para abrir os olhos dos usuários de Mac de que a questão de um ambiente seguro não depende só do sistema, mas de quem está mexendo nele.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X